Google Docs para Android permite acesso offline a arquivos

Rafael Silva
• Atualizado há 8 meses

O Google atualizou hoje o seu aplicativo do Google Docs para Android e trouxe algumas novidades. Donos de tablets com o sistema e que são usuários do serviço de documentos do Google verão uma nova interface ao atualizar para a versão 1.0.43 do aplicativo. Além disso ela traz também o acesso offline (sim, apenas acesso) aos arquivos.

Um novo botão offline é exibido na página inicial do aplicativo. Para colocar documentos nessa área basta ir na lista de itens e marcar o arquivo para acesso offline. A partir desse ponto, toda a alteração que for feita nele será transmitida automaticamente, quando o aparelho estiver conectado a uma rede WiFi, para o serviço. Em conexões de dados (3G, EGDE ou outras) é necessário atualizar manualmente o arquivo.

O problema é que isso só vale quando o aparelho estiver conectado: perca sua conexão de dados ou WiFi e a capacidade de edição de documentos vai junto. Só faltou uma trollface para acompanhar.

Para compensar essa colossal perda de tempo em atualizar o aplicativo, o Google incluiu melhorias na interface exibida em tablets com o Android 3.0 ou superiores. Ao abrir um documento, é possível passar páginas com um deslizar de dedos para a esquerda. Então quem gosta de uma nova interface para brincar, vai curtir.

Mesmo assim, o Google Docs para Android ainda não é bom o bastante nem para competir contra aplicativos padrão que já oferecem edição offline há muito tempo. Ele certamente está chegando em um ponto ideal, mas a meu ver está fazendo isso a passos curtos e tediosos.

Leia | Como contar caracteres no Google Docs

Relacionados

Escrito por

Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.