Quem achou que o Windows XP e o Internet Explorer 6 já estavam praticamente mortos e enterrados, pode começar a puxar os cabelos de raiva desde já. Como zumbis que saem das suas covas para atacar os seres vivos, os dois conseguiram milagrosamente aumentar as suas participações de mercado no mês de janeiro em alguns pontos percentuais, segundo dados da empresa de estatísticas NetMarketshare.

Em relação ao mês anterior, o Windows XP cresceu 0,67 pontos percentuais e agora tem 47,19% de participação no mercado mundial. O Internet Explorer 6 agora é usado por 8,38% das pessoas no mundo, um aumento de 0,72 pontos percentuais em relação a dezembro.

Como o Internet Explorer 6 só é suportado no Windows XP, o ArsTechnica diz que o crescimento de um provocou o crescimento de outro, o que faz sentido.

Já a participação do Chrome, Safari e Firefox cairam alguns poucos pontos, embora a mudança mais notável tenha sido mesmo a do Firefox, que perdeu 0,95% em participação. Já na área de navegadores móveis, o Safari ainda domina, seguindo do Opera e do Android. O post no Arstechnica tem vários gráficos detalhados de cada situação, para quem curte.

Mas qual o motivo desse crescimento do Winodws XP e do IE 6 é algo que ainda está envolto de mistério. Talvez uma formatação de computadores em massa que acontece sempre que os sobrinhos mais tecnologicamente aptos vão passar o natal com a família? É o melhor chute que tenho. Aceito novas teorias nos comentários.

Dica do Fernando Takai no Twitter. Valeu, Takai!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados