Desde que começou o seu desenvolvimento, o Windows 8 deu as caras em capturas de tela vazadas e em sites de torrent. Pouco depois a própria Microsoft já disponibilizou uma versão para desenvolvedores testarem. Nesse final de semana, no entanto, novas capturas apareceram mostrando a versão Consumer Preview. E ela vem com uma novidade: a ausência do botão iniciar.

As capturas foram obtidas no fórum do site chinês PCBeta e mostram uma suposta versão Windows 8 Consumer Preview 6.2.8220 Build 8220, que – pelo nome – seria a versão disponibilizada pela Microsoft para os usuários finais. Pode não ser uma mudança muito drástica, mas para um botão que estava lá há 15 anos, acho que vai ser algo difícil para se acostumar.

As fontes do site The Verge também confirmaram que no lugar do botão deverá ser incluída uma área com thumbnails e que vai servir para acessar os aplicativos e atalhos sem discriminar se o que está interagindo com essa área é um mouse ou um dedo de uma tela sensível ao toque.

A ideia da Microsoft com isso parece ser de integrar ainda mais a interface metro no seu sistema. Mas assim como as mudanças do Windows Explorer, espero que exista uma opção de reativar o botão. Para o bem da minha sanidade, já que eu acho que vou sempre arrastar o mouse para o canto inferior esquerdo da tela e clicar, exista algo ali ou não.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados