A Microsoft está de olho no que as demais empresas fazem na área de armazenamento na nuvem e já oferece há algum tempo o seu próprio SkyDrive, que dá direito a até 25 GB de espaço gratuito. Mas algumas descobertas sobre o serviço nesse final de semana indicam que a gigante de Redmond está preparando vantajosas ofertas que devem sacudir um pouco essa área.

Opções de assinatura (Crédito: Felipe Zorzo/Gemind)

Quem indicou as novidades foi o pessoal do Gemind, que conseguiu acesso ao que parece ser uma prévia dos planos da empresa para o SkyDrive. As capturas de tela obtidas por eles mostram que o serviço terá opções de pagas (além da versão gratuita) que vão oferecer 20, 50 e 100 GB adicionais de espaço por 10, 25 e 50 dólares, respectivamente, em planos anuais.

Banner oferece download de aplicativos (Crédito: Felipe Zorzo/Gemind)

Além disso outra captura de tela mostra que a Microsoft também planeja disponibilizar aplicativos de sincronização de arquivos não só para o Windows como para o Mac OS X.

Oferecer uma assinatura para serviços de armazenamento não é algo novo, visto que o Dropbox, Box.net, SugarSync e vários outros sites já oferecem. Mas se a Microsoft entrar no jogo com esses planos (e ela tem toda a estrutura para tal), pode acabar convertendo uma leva de usuários da concorrência para o seu serviço, pois eles oferecem – em alguns casos – o mesmo espaço por um preço bem mais em conta. E a oferta de um programa integrado para o backup de arquivos, algo que os serviços já fazem, também deve ajudar nessa transição.

Obviamente trata-se apenas de um rumor por enquanto. Embora o site do SkyDrive tenha mostrado tais preços, eles podem ser alterados no futuro sem prévio aviso. Mas se forem esses mesmos, é melhor que os serviços de backup na nuvem comecem a se preparar para uma tempestade.

Atualização às 09:40 | E mais informações sobre o futuro do SkyDrive vazaram pelo Gemind: o serviço deve aumentar o limite de arquivos para 300 MB, ganhar mais integração com redes sociais (incluindo uma URL curta) e suporte a ODF e BitLocker. Dropbox who?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados