Governo do Rio disponibiliza Wi-Fi grátis no Complexo do Alemão

Internet sem fio chega primeiro no Morro do Adeus, Morro da Baiana e Morro do Alemão.

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana

O governo do Rio de Janeiro expandiu as operações do projeto Rio Digital. Uma nova infraestrutura de rede sem fio foi inaugurada em 8 de março, e os moradores da de diversas comunidades poderão desfrutar o acesso gratuito à internet, entre elas o Complexo do Alemão.

Complexo do Alemão: cobertura completa até julho de 2012
Complexo do Alemão: cobertura completa até julho de 2012

Inicialmente, apenas dois morros contam com cobertura total: o Morro do Adeus e o Morro da Baiana. A cobertura vai aumentar gradativamente para outras regiões. A partir de quarta-feira (15/03) será a vez do Morro do Alemão receber a internet de graça e sem fio.

Todo o complexo de comunidades deve estar coberto pelo sinal de internet até julho, de acordo com a previsão do governo.

A estratégia utilizada pelo estado foi dividir o morro em cinco regiões. Para cada uma delas serão instaladas 39 antenas, permitindo que computadores, notebooks, smartphones e tablets consigam o sinal de internet sem precisar de nenhuma antena externa. Cada antena suportará até 120 acessos simultâneos.

Não há informação sobre velocidades ou possíveis restrições de acesso. Com o projeto concluído, a previsão é que a conexão atenda cerca de 380 mil pessoas. O Governo do Estado aposta que esse projeto será importantíssimo para acabar com o analfabetismo digital nos morros.

Para complementar o fornecimento de internet via wireless, a Secretaria de Ciência e Tecnologia pretende abrir um infocentro na Associação de Moradores do Morro do Adeus, onde serão disponibilizados computadores com acesso a serviços básicos. A ideia é, nesse primeiro momento, beneficiar 80 mil moradores da comunidade que nunca acessaram a rede. Ainda, no infocentro haverá funcionários prontos para  auxiliar os problemas de conexão das comunidades e realizar manutenções de rotina no sistema.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados