Se tem um aplicativo que gosto muito no Mac OS é o Sparrow. É um cliente de email muito funcional, possuindo uma fantástica integração com os serviços de email mais usados no mundo. Para os que não gostam do Mail.app presente no iOS surge uma nova solução: o aplicativo agora está disponível na App Store do sistema móvel.

Deslizando para a esquerda, o gerenciamento de múltiplas contas e de pastas aparece — bem fácil quando comparamos com o cliente de email nativo. Deslizando um item para a esquerda, surgem opções de responder, marcar com estrela, adicionar um marcador, arquivar e deletar.

Ainda é possível configurar uma assinatura para cada conta, algo impossível no Mail. Além disso, o aplicativo se integra Facebook e Gravatar para obter o avatar dos contatos.

O Sparrow suporta qualquer conta IMAP, e possui melhor experiência com Gmail, Yahoo!, AOL, e iCloud/MobileMe.

Integração de avatares com Facebook e Gravatar

Entretanto, todo aplicativo tem alguma bola fora, e no Sparrow é a falta das notificações push. Sem elas, as notificações em tempo real não aparecem e, de certa forma, isso prejudica bastante para muitos que dependem de email no celular

A equipe do Sparrow afirmou que nesse primeiro momento não pretende incrementar a função no aplicativo móvel. Isso ocorre pela necessidade de um servidor que armazenaria todos os dados da conte de email. Dessa forma eles assumiriam um risco muito grande caso houvesse alguma falha de segurança. O que faz todo sentido: a empresa por trás do Sparrow é de pequeno porte, e a responsabilidade pelos dados dos usuários é enorme.

O aplicativo não é grátis: custa US$ 2,99 na App Store. Está disponível apenas para iPhone e iPod touch. A empresa já está desenvolvendo o aplicativo para iPad, que deverá chegar na loja de downloads da Apple em breve.

Eu estou usando e confesso que estou gostando muito.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados