CyanogenMod 7.2 RC chega compatível com 69 aparelhos

E o CyanogenMod 9.x não permite acesso ao root, avisam responsáveis pela ROM.

Paulo Graveheart
Por
• Atualizado há 5 dias

Novidades para os fãs de de ROMs customizadas do Android: o projeto CyanogenMod anunciou recentemente o CyanogenMod 7.2 Release Candidate, com dezenas de novidades, e uma medida de segurança no (ainda em alfa) CyanogenMod 9, o que deve deixar os usuários muito mais tranquilos.

CyanogenMod: projeto independente com mais novidades que os lançamentos de grandes empresas

Como se sabe, hoje o CyanogenMod existe em duas versões: a 7.x é a mais estável (baseada no Gingerbread) e compatível com diversos aparelhos; a versão 9.x é baseada no Ice Cream Sandwich, estando ainda em alfa e com poucos modelos compatíveis.

Para os que ainda preferem estabilidade, o CyanogenMod chega à versão 7.2 Release Candidate (versão bem próxima da final), com o incrível número de 69 aparelhos suportados, diversos bugs corrigidos e até mesmo alguns recursos do ICS portados para essa versão do Gingerbread. A lista de smartphones compatíveis pode ser vista no blog do projeto. Traz vários aparelhos à venda no Brasil.

Já para os apressadinhos de plantão que estão usando (ou pretendem usar) o CyanogenMod 9, uma boa notícia: a partir dos próximos lançamentos, a opção de ter acesso ao root virá desabilitada por padrão, cabendo ao usuário habilitar esse recurso, se quiser.

A mudança é por motivos de segurança: ao deixar o acesso ao root habilitado, você praticamente libera o acesso a todo o sistema, e isso pode ser usado por um app com código malicioso para fazer um estrago considerável no seu aparelho. É uma situação bem parecida com a opção de instalar apps de fontes desconhecidas, que vem desabilitada por padrão.

Com a crescente popularidade do projeto CyanogenMod é natural que eles comecem a pensar em compatibilidade com o maior número possível de aparelhos, além de pensar na segurança dos usuários. Eu mesmo venho usando o CyanogenMod 9 no meu Samsung Galaxy S e apesar de ser uma versão alfa do sistema não tenho do que reclamar.

Com informações: Android Central

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados