Samsung não copia design do MacBook, afirma diretor de marketing

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana
Notebook Série 5 Ultra

Direto do Samsung Fórum no Peru – Vira e mexe nós publicamos notícias sobre lançamentos de notebooks no Brasil. Vira e mexe a companhia – não importa qual – é acusada de copiar o design que a Apple emprega em seus produtos. Hoje, para elucidar um tanto dessa história, eu conversei sobre o assunto com Tony Firjam, diretor de vendas e marketing de TI na Samsung. Ele diz que a companhia sul-coreana não copia os produtos da maçã.

O assunto chegou quando a gente falava sobre os produtos da Série 5 e Série 9 de notebooks da Samsung, anunciados hoje para o mercado brasileiro. Firjam se defendeu das acusações de cópia dizendo que a Samsung desenvolve seus produtos se baseando totalmente naquilo que o consumidor anseia. Por vezes, isso significa que a companhia bebe da fonte de outras empresas – concorrentes, na maior parte do tempo.

— A tendência de parte externa é feita em parceria com o consumidor. Não é cópia. Cada empresa lança seus próprios produtos. A partir daí, o mercado é aberto. Por muitas vezes, modelos de produtos ficam similares [em relação ao que a concorrência faz].

Já que o assunto estava nesse nível, eu não pude deixar de citar para Firjam que o recém-anunciado Série 7 Cronos utiliza carcaça em aço escovado e teclado iluminado, marcas registradas dos MacBooks da Apple (não que a empresa tenha sido a primeira ou a única a produzir esse tipo de equipamento, mas com certeza foi a que criou uma certa aura em torno dessas especificidades). O executivo respondeu que a Samsung analisa o comportamento do consumidor e desenvolve produtos que atendem a uma série de necessidades.

O teclado iluminado é necessário para tornar a escrita mais fácil em ambientes escuros; a carcaça em metal escovado funciona bem melhor. Ponto final, de acordo com Firjam.

Um ponto que o nosso editor-chefe Thiago Mobilon levantou na redação do Tecnoblog sobre o Série 7 Cronos (inclusive, ele fala isso no podcast) é o multitouch que, baseado no movimento de passar quatro dedos de cima para baixo no touchpad, faz com que o sistema ative o WinKey + Tab para mostrar os aplicativos abertos num ambiente tridimensional. Firjam diz que esse é um recurso do sistema operacional e que a Samsung não interfere nisso.

Essas são as respostas oficiais da Samsung acerca do assunto “cópia”. A empresa vem constantemente sendo acusada nos tribunais de utilizar ideias de outras empresas (você sabe de quem eu estou falando) em seus produtos. Dia a dia, os advogados da sul-coreana se defendem. Vejamos até que ponto.

Tecnoblog viajou para o Samsung Fórum em Lima, Peru, a convite da Samsung.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados