Chrome OS poderá ser portado para a plataforma ARM
Sony também deverá lançar Chromebook com a marca Vaio.
Não é apenas o Windows 8 que deverá ter sua própria versão para processadores ARM em um futuro próximo. O Chrome OS, sistema operacional peso-pena do Google, deverá desembarcar em breve na plataforma que até hoje é restrita a celulares, tablets, tocadores de música e outros dispositivos que têm capacidades relativamente moderadas de processamento.
A “revelação” aconteceu graças a notas deixadas no Google Code — repositório de códigos-fonte para os projetos do gigante da web — que indicam que uma versão do Chromium OS está sendo portada para a plataforma. Atendendo pelo nome-código de “Daisy”, a nova versão está sendo adaptada para um chip Samsung Exynos 5250, modelo com dois núcleos que roda a saudáveis 2 GHz, mostrado em novembro.
Como afirma o site The Verge, até o momento o desenvolvimento do Chrome Daisy faz diversas menções a conexões ethernet (com fio) sem fazer menções a conexões Wi-Fi, o que indica que o projeto ainda está em seus primeiros estágios.
Talvez o ponto mais interessante da notícia é saber que o Google ainda investe alguma coisa no desenvolvimento do Chrome OS. Sistema operacional que se limita a ser um navegador, o software está disponível apenas em alguns modelos específicos de computadores, batizados de Chromebooks, e até o momento suas vendas têm sido pífias.
Os últimos dados de vendas do programa são de novembro, quando o DigiTimes reportou que os Chromebooks tiveram apenas 5 mil ativações naquele mês — número irrisório diante das 600 mil ativações diárias que o Android tinha na época.
De qualquer maneira, esta semana o Google afirmou que o “Chrome OS não está morto”. Ou pelo menos, ainda não. O site Laptop Reviews encontrou no registros de patentes nos EUA um manual de instruções que mostra que a Sony tem um Vaio Chromebook pronto para chegar às lojas — junto de uma boa campanha de marketing, espera-se.
Leia | Chrome permite tocar vídeos do YouTube em background no Android