Chrome OS poderá ser portado para a plataforma ARM

Sony também deverá lançar Chromebook com a marca Vaio.

João Brunelli Moreno
Por
• Atualizado há 1 semana
É um sistema operacional só com navegador.

Não é apenas o Windows 8 que deverá ter sua própria versão para processadores ARM em um futuro próximo. O Chrome OS, sistema operacional peso-pena do Google, deverá desembarcar em breve na plataforma que até hoje é restrita a celulares, tablets, tocadores de música e outros dispositivos que têm capacidades relativamente moderadas de processamento.

A “revelação” aconteceu graças a notas deixadas no Google Code — repositório de códigos-fonte para os projetos do gigante da web — que indicam que uma versão do Chromium OS está sendo portada para a plataforma. Atendendo pelo nome-código de “Daisy”, a nova versão está sendo adaptada para um chip Samsung Exynos 5250, modelo com dois núcleos que roda a saudáveis 2 GHz, mostrado em novembro.

Como afirma o site The Verge, até o momento o desenvolvimento do Chrome Daisy faz diversas menções a conexões ethernet (com fio) sem fazer menções a conexões Wi-Fi, o que indica que o projeto ainda está em seus primeiros estágios.

Talvez o ponto mais interessante da notícia é saber que o Google ainda investe alguma coisa no desenvolvimento do Chrome OS. Sistema operacional que se limita a ser um navegador, o software está disponível apenas em alguns modelos específicos de computadores, batizados de Chromebooks, e até o momento suas vendas têm sido pífias.

Os últimos dados de vendas do programa são de novembro, quando o DigiTimes reportou que os Chromebooks tiveram apenas 5 mil ativações naquele mês — número irrisório diante das 600 mil ativações diárias que o Android tinha na época.

De qualquer maneira, esta semana o Google afirmou que o “Chrome OS não está morto”. Ou pelo menos, ainda não. O site Laptop Reviews encontrou no registros de patentes nos EUA um manual de instruções que mostra que a Sony tem um Vaio Chromebook pronto para chegar às lojas — junto de uma boa campanha de marketing, espera-se.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados