Projeto milionário no Kickstarter gera resultado positivo para outros projetos
Pouco mais de um mês atrás o lendário Tim Schafer, criador de famosos games de adventure como Full Throttle e Grim Fandango, lançou um projeto de crowdfunding no Kickstarter para um game de aventura. O projeto que pedia modestos US$ 400 mil foi um sucesso absoluto ao arrecadar mais de US$ 1 milhão nas primeiras 24 horas e pouco mais de US$ 3,3 milhões no final do período de participação. Ele acabou ajudando diversos outros projetos indiretamente.
Há poucos dias o Kickstarter liberou alguns números mostrando um grande aumento na participação do público em outros projetos. “Double Fine Adventure”, o projeto de Tim Schafer, teve 87 mil doadores, sendo que 71% deles não haviam doado sequer um dólar pra qualquer outro projeto no site. Esses marinheiros de primeira viagem ajudaram a arrecadar mais US$ 877 mil para outros projetos na categoria de games em 1.266 outros projetos, principalmente na categoria de games (quase US$ 640 mil em mais de 18 mil projetos).
Outras categorias que se beneficiaram com o projeto de adventure foram Design, Filme e Vídeo, HQs e Tecnologia.
O Kickstarter por si só, até a data de publicação desses dados, arrecadou em toda sua existência pouco mais de US$ 6,2 milhões na categoria games, sendo que 46% disso foi apenas receita vinda do Double Fine Adventure. Outro dado interessante é a média de doações por semana. Antes do projeto de Tom Schafer, a média era de 629 por semana, mas durante o mês que o projeto ficou no ar essa média esteve em 9,7 mil.
Os dados divulgados também mencionam “Wasteland 2“, outro projeto de crowdfunding de US$ 900 mil, como sequência do projeto que originou a série Fallout. Wasteland 2 já arrecadou US$ 1,9 milhão. Até 28 de março quase US$ 400 mil eram de usuários que doaram no Kickstarter para o projeto Double Fine Adventure.
A expectativa é que esses números continuem crescendo e que mais projetos milionários continuem a surgir. Na semana passada já apareceu o projeto de remake do clássico adventure Leisure Suit Larry. O ambicioso projeto pede uma arrecadação inicial de meio milhão de dólares. Em 3 dias, já conseguiu 10% disso.
Outro projeto que também se deu bem nessa foi FTL: Faster than Light (eu entrevistei um dos responsáveis mês passado aqui no TB), que pediu US$ 10 mil para conclusão do game e arrecadou no final mais de 2.000% desse valor, num total de US$ 200 mil.
A grande questão que fica é: quando outros mercados vão poder dar uma mordida nesse bolo? Hoje todos os projetos do Kickstarter devem estar obrigatoriamente baseados nos EUA, principalmente devido à parte burocrática. Empresas brasileiras e de outras partes do mundo ainda estão de fora dessa festa. Na verdade, é até possível tentar, mas trazer essa arrecadação toda para o Brasil pode levar mais de 50% da fatia em impostos e taxas. Uma pena por enquanto.
Com mais informações: Kickstarter Blog.
Atualizado às 12:50 | A arrecadação de US$6,2 milhões diz respeito à categoria de games.