Arquivo Aplicativos e Software

Android ultrapassa 50% de market share; Samsung vende mais

Paulo Higa
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A comScore divulgou ontem (03/04) um novo relatório trimestral da divisão de mercado entre fabricantes de smartphones e sistemas operacionais móveis. O Android, que cresce em ritmo acelerado e ganha mais de 850 mil usuários por dia, já é utilizado na maioria dos smartphones nos EUA. A Samsung ainda lidera as vendas de celulares, mas a Apple foi quem mais cresceu no período entre novembro e fevereiro.

A pesquisa engloba mais de 30 mil usuários de dispositivos móveis dos Estados Unidos. Dessa amostragem, 50,1% são donos de smartphones com o sistema operacional do Google. O robô verde também foi quem mais cresceu: subiu 3,2 pontos percentuais desde novembro, enquanto que o iOS cresceu 1,5 pontos, para 30,2% em fevereiro. A RIM continua amargando a perda de mercado do seu BlackBerry e os dados mostram que o Windows Phone não está ajudando a Microsoft a ganhar mais usuários; apenas 3,9% rodam o sistema de Redmond.

Bonito meu gráfico, né?

Entre os fabricantes, a Samsung está presente em 1 a cada 4 celulares, mas a Apple subiu de 11,2% em novembro para 13,5% em fevereiro, ocupando o terceiro lugar no ranking. LG (2º), Motorola (4º) e HTC (5º) completam a lista. A Nokia, que nunca teve muito apelo no mercado norte-americano, sequer aparece na lista, mesmo com os esforços da finlandesa em promover os novos aparelhos Lumia com Windows Phone.

Mesmo com a fragmentação e a falta de atualizações, pontos muito criticados no sistema do Google, o Android mostra que ainda tem espaço para crescer — e agora tem Instagram. O Windows Phone, com quase 1 ano e meio de vida, continua tendo vendas muito baixas. Será que ainda há espaço para um novo sistema mobile ou a Microsoft realmente chegou tarde demais?

Com informações: Android Community.

Paulo Higa

Editor-executivo

Paulo Higa é jornalista, com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. Trabalha no Tecnoblog desde 2012, viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. É coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque