Arquivo Antivírus e Segurança

Malware para OS X controla 600 mil Macs ao redor do mundo

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Essa semana uma nova variação do malware Flashback para Mac OS X apareceu na web, explorando uma falha específica no plugin do Java. Esse malware, apesar de manter o nome, não é recente. Ele já está infectando computadores desprotegidos desde setembro do ano passado, quando seus primeiros indícios surgiram na web. E hoje uma empresa de segurança russa descobriu quantas vítimas ele já fez: 600 mil.

A empresa, Dr. Web, diz em seu blog oficial que os Macs foram infectados por variações do que eles chamam de BackDoor.Flashback.39, que já usou diversos meios para se espalhar desde o ano passado e somente no dia 3 foi corrigida pela Apple. Esses 600 mil computadores rodando o OS X formam o que a companhia diz ser a maior botnet de Macs já descoberta até hoje. E a maioria deles está nos EUA, como mostra o mapa a seguir.

O objetivo do malware, depois que é instalado, é sequestrar o tráfego de buscas e redirecionar o usuário para servidores próprios, com anúncios. Esse comportamento foi algo que ajudou a empresa a contabilizar o número de Macs infectados ao monitorar esse tráfego. A empresa não diz se eles são todos Macs genuínos ou os chamados “hackintosh”, que rodam em computadores PC, mas garante que cada uma das máquinas infectadas está rodando uma versão do OS X.

Para saber se o seu Mac está entre os 0,3% dos infectados no Brasil, siga essas instruções da F-Secure.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque