Arquivo Internet

Toda a Wikipedia em inglês cabe em arquivo de 9,7 GB

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Já existem diversos meios de acessar uma versão offline da Wikipedia, seja por aplicativos para desktop, suas respectivas versões para celular ou até em DVDs vendidas por empresas afiliadas à conhecida enciclopedia online. Mas todas elas falham em um aspecto: não oferecem todos os artigos disponíveis, algumas mal chegam a 2 mil deles. Ontem a própria Wikipedia anunciou que resolveu esse problema, disponibilizando toda a enciclopédia em um arquivo gigante de 9,7 GB.

Para criar o arquivo a organização usou o formato OpenZIM, que é um tipo de formato de compactação “especificamente criado para compartilhar conteúdo Wiki”, dizem eles. Disponibilizar esse arquivo em um servidor, obviamente, explodiria todas as cotas possíveis, então a Wikipdia lançou a coletânea por meio de um torrent que você pode baixar aqui.

Dentro desse arquivo estão apenas os artigos em inglês da Wikipedia (ao menos os criados até janeiro desse ano) e sem as imagens disponíveis na versão online. Para se ter uma ideia, se apenas as miniaturas de imagens dos artigos fossem adicionadas o tamanho final do arquivo seria de mais ou menos 100 GB. Mas estão incluídas nesse arquivo todas as listas, tabelas, citações e fórmulas matemáticas. Então é bem completo e suficientemente ilustrado.

Erik Moeller, da Wikipedia, especificamente cita no post do blog oficial que essa versão offline do site vai ser bastante útil durante um apocalipse zumbi. Eu acho que ele foi tendencioso para os zumbis e esqueceu que a possibilidade de ataque alienígena é algo igualmente provável.

Rafael Silva

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque