O banco japonês Ogaki Kyoritsu anunciou nesta quarta-feira (11/4) que a partir de setembro seus clientes poderão esquecer os cartões para usar seus caixas eletrônicos. A única identificação necessária para identificar retiradas de dinheiro, transferências e outras operações em seus postos de auto-atendimento será a palma da mão.

Máquinas capazes de realizar identificação biométrica já existem no mercado, mas esta será a primeira vez que esse tipo de informação passará a substituir os tradicionais cartões. Os sensores serão usados para identificar a conta e o cliente, mas as operações não serão realizadas automaticamente.

De acordo com o banco, o cliente deverá colocar a palma da mão em um sensor para fazer as operações, que só serão autorizadas depois que o usuário digitar dados de confirmação, como data de nascimento, e uma senha de quatro dígitos.

Inicialmente a novidade estará disponível apenas na cidade de Nagoya, em pontos normais ou drive-through. Segundo o banco, a inspiração para a novidade foram as tragédias que aconteceram no país em 2011, em que milhares de pessoas perderam seus cartões de banco e precisavam de dinheiro naquele momento de dificuldade. O Ogaki Kyoritsu diz que o sistema poderá oferecer dinheiro em situações de “emergência”.

No Brasil, alguns bancos utilizam sistemas de identificação biométrica para autorizar operações, mas ainda pedem pelo uso dos cartões tradicionais.

Com informações: Nikkei.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados