Arquivo Brasil

Pesquisa da Opera mostra que brasileiro quer rapidez em navegação móvel (mas não quer pagar muito)

Rafael Silva
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

São Paulo – Uma pesquisa divulgada hoje pela Opera Software mostrou que aqui no Brasil os usuários de celulares preferem no acesso à internet móvel que a velocidade seja rápida, não importa o navegador usado. Em contrapartida, a maioria deles não querem pagar muito caro por esse acesso. A pesquisa, chamada “Visão geral da navegação móvel Brasileira”, foi feita com 8,3 mil usuários brasileiros do navegador Opera Mini durante a primeira semana de abril.

A conclusão pode parecer algo saído da mesa de notícias do Capitão Óbvio, afinal de contas quem não quer um plano de dados que ofereça velocidade rápida por um preço barato? Mas a Opera angariou informações o suficiente para gerar estatísticas interessantes: 62% dos pesquisados disseram que a velocidade é o fator mais importante em navegadores móveis, seguido da facilidade de uso com 42% e a quantidade de recursos com 30%.

Enquanto isso, 44% deles disseram que se interessariam em assinar um plano de dados que custasse entre 5 e 10 reais, seguido de 28% que pagariam se o plano custasse entre 10 e 30 reais. Apenas 3% desse total disse que pagaria por um plano de dados que custasse mais de R$ 50, área em que a grande maioria dos planos de dados pós-pagos se encaixam atualmente. A maioria dos pesquisados usa planos de dados pré-pagos para acessar a web.

Esse custo baixo esperado pelos clientes de internet móvel também é acompanhado de um comportamento peculiar. Segundo Nuno Sitima, vice presidente da Opera, em uma pesquisa com uma operadora brasileira eles perceberam que os clientes desse tipo de acesso estão mais propensos a continuarem a navegar na internet quando a operadora mostra exatamente quanto eles estão sendo cobrados pela navegação.

A Opera também revelou a lista de aparelhos que mais são usados com o Opera Mini. Essa lista é ocupada pelos modelos Nokia C3, X2 e 2220 nos três primeiros lugares e o Motorola Motokey Mini (EX108) e Samsung GT-23350 ocupando o quarto e quinto lugares respectivamente. Já nos sites mais acessados por todos os os usuários, não há surpresas: Google, Facebook e Orkut ocupam as três primeiras opções e o 4shared, curiosamente, está na oitava.

Dentre os projetos da empresa para o futuro móvel estão incluir a capacidade de assinar planos de dados direto do navegador. A Opera já testa a funcionalidade em parceria com a Claro no Chile mas a expansão da parceria deve trazer essa opção para demais países, incluindo o Brasil.

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva tem 27 anos, estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Tem uma queda pela Apple na área de dispositivos móveis, mas sempre usou Windows em todos os seus notebooks e desktops. Vez ou outra fala alguma coisa interessante no Twitter: @rafacst. [Envie um email]

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque