Arquivo Brasil

Cliente do Vivo Speedy não poderá escolher ADSL ou cabo

Thássius Veloso
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

Desde o domingo (15/4), clientes de Ajato e do Speedy passam a chamar a banda larga de casa da mesma forma: Vivo Speedy. A mudança se deve à integração da marca Vivo para todos os serviços que o grupo espanhol oferece para os consumidores brasileiros. Ao menos em banda larga isso quer dizer que os consumidores terão menos escolha no momento em que decidirem contratar o serviço de internet rápida para casa.

Explico: não há mais a possibilidade de escolher a tecnologia que vai atender a sua residência, visto que tudo faz parte de um só serviço mantido por uma só empresa.

Vivo Speedy: Speedy mesmo e Ajato

Antes funcionava assim: havia o Speedy, majoritariamente utilizando tecnologia de ADSL e suas variações, e o Ajato, majoritariamente tirando proveito da tecnologia de cabo da TVA. O cliente poderia escolher entre uma tecnologia ou outra, dependendo de suas necessidades — por exemplo, a venda do Ajato em conjunto com TVA era mais recomendada para quem quisesse TV.

Isso tudo acabou. Ajato e Speedy hoje em dia respondem pelo mesmo nome: Vivo Speedy, ainda que dependam de tecnologias muito diferentes.

Eu entrei em contato com a Vivo, que me respondeu sobre a questão. Diz a empresa que vai avaliar qual tecnologia está disponível na região a ser atendida, dando a entender que os técnicos da companhia serão responsáveis por definir qual tecnologia será usada em lugares em que ADSL e cabo se fizerem presentes.

“A Vivo informa, ainda, que os clientes que contrataram banda larga fixa com tecnologia de cabo ou ADSL, continuam com os mesmo serviços, tendo alteração apenas no nome do produto, que agora é Vivo Speedy tanto para o produto Ajato, como para o Speedy.”

Para os leigos é bom porque simplifica. Não aparecem escolhas demais. Já para quem entende do assunto, realmente pode ser uma opção interessante a menos.

Atualmente, no site oficial da Vivo, a banda larga Vivo Speedy de 1 Mbps custa R$ 54,90 mensais no plano aparentemente livre da obrigatoriedade de plano de voz. A mesma conexão sai por R$ 29,80 mensais para quem tem plano de voz “Fale à vontade” ou Vivo TV.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque