Os satélites estão muito longe e os carros estão perto demais. O Google encontrou uma maneira de baixo custo para melhorar a qualidade das imagens aéreas do Google Maps. No lugar de caros e sofisticados equipamentos voando pela órbita terrestre, o gigante da web também vai adotar fotografias tiradas a partir de — quem diria — pipas e balões.

O anúncio foi feito no blog oficial da companhia. “Nossos amigos do Open Laboratory trabalharam duro para criar um sistema de captação de imagens fácil, barato e acessível”, explica Christiaan Adams, evangelista do Google Earth. “Há uma semana eles apresentaram algo realmente diferente: fotografias aéreas tiradas de balões e pipas. A resolução é fascinante”, completa.

Google Maps com balões: DIY SERIOUS BUSINESS

O Open Laboratory é uma comunidade colaborativa de criação e desenvolvimento de invenções, pesquisas e outras soluções. Segundo o Google, o kit de captação de imagens aéreas por balões e pipas pede por apenas uma câmera doméstica comum e “US$ 100 (R$ 185) em equipamentos como balões, gás hélio, linha e uma garrafa de refrigerante vazia”. O Open Laboratory também disponibiliza uma ferramenta chamada MapKnitter, para alinhar fotos com geotags que podem ser aplicadas no Google Earth.

“O mapeamento com balões e pipas tem a vantagem de poder fazer mapeamento sob demanda para certos eventos ou condições ambientais”, explica o Open Labs.

Aos interessados em fazer seu próprio serviço de geolocalização, as intruções estão aqui (em inglês). E se executar o projeto, não se esqueça de escrever para o TB. 😉

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados