Publicamos ontem sobre o mau uso que alguns internautas vêm fazendo das novas ferramentas oferecidas pela Dropbox. No início da semana a companhia anunciou a possibilidade de compartilhar qualquer arquivo em qualquer pasta com qualquer pessoa, bastando solicitar que o sistema gere um link único. Pois bem, hoje chegou a resposta da Dropbox sobre o assunto — eles comentam sobre pirataria e malware sendo disseminados a partir de seus servidores.

“Nós explicitamente proibimos o abuso de copyright e empregamos uma série de medidas para assegurarmos que o nosso recurso de compartilhamento não seja usado da maneira errada.” Essa foi a resposta oficial obtida pelo Tecnoblog. Embora questionada sobre o assunto, a empresa não respondeu sobre quais tecnologias utiliza para varrer os servidores de arquivos de qualidade duvidosa, por assim dizer.

Link foi desativado

De qualquer forma, parece que a coisa funciona. O link apresentado ontem neste mesmo Tecnoblog não está mais acessível (pode clicar com tranquilidade) na tarde desta quinta-feira (26/4). Quem tenta acessar o link encontra uma mensagem de que se trata de conteúdo restrito que não está mais disponível.

A Dropbox foi considerada pela iniciativa Stop Badware como uma das empresas mais rápidas em tomar providências para não expor os usuários a riscos de abrir arquivos contaminados. Relatório publicado em setembro do ano passado pela Stop Badware mostra a companhia, que se qualifica como provedor de serviços de hospedagem, com links retirados do ar em até 45 minutos, tempo considerado baixo.

Em alguns casos, a equipe da Dropbox responde pessoalmente as requisições dos internautas com relação a denúncias de links fraudulentos ou maliciosos. Esse é um dos compromissos que a Dropbox assegura ter.

Eles disseram em nota que “a Dropbox se preocupa com a segurança e experiência dos usuários acima de qualquer coisa e trabalha com uma variedade de empresas [que oferecem soluções] de phishing e malware no sentido de acabar com ataques ao serviço”.

Nessa semana tivemos novidades no Google Drive, SkyDrive e Dropbox. Saiba qual escolher usando esse comparativo feito pelo Tecnoblog.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados