Opera 12 Beta traz temas visuais bem bonitos

Baixe o navegador com compressor de páginas para deixar a navegação mais rápida.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias
Opera 12 Beta

A Opera Software anuncia nessa quinta-feira (26/4) a disponibilidade de uma versão beta do Opera 12. Por enquanto, pelo que pude ver, a principal novidade são os temas visuais (skins), que podem tanto ser baixados a partir da central de downloads como criados pelo usuário a partir do Opera Dev, canal da Opera Software destinado aos desenvolvedores.

Alguns dos temas que atualmente marcam presença na central de downloads são bem bonitos. Como eu não uso Opera com tanta frequência assim, não sei dizer se algum deles existia previamente ou se somente agora a companhia está liberando a funcionalidade. De qualquer forma, vale à pena dar uma conferida.

A Opera diz que o Opera 12 Beta tem suporte a processadores 64-bit (download aqui). De acordo com a companhia, o tempo de carregamento das páginas e de inicialização do software caiu com a implementação do suporte à arquitetura. Da mesma forma, a Opera alega que a execução de plugins em processos separados torna a experiência de navegação da internet bem mais interessante do que na concorrência.

A versão de testes do navegador utiliza a tag de vídeo do HTML5. O navegador não depende do Flash ou qualquer outro plugin para acionar a câmera e capturar imagens. Eu fiz o teste aqui com um site de demonstração indicado pela Opera Software e posso dizer que funcionou perfeitamente. Com exceção de que a câmera integrada do meu notebook de trabalho não é das melhores. Abaixo você vê o resultado.

Suporte ao Do Not Track, iniciativa que bloqueia o envio de informações pessoais do usuário para o proprietário do site de internet; arrastar e soltar compatível com HTML5; e aceleração por hardware ou WebGL são outros recursos presentes no Opera 12 Beta.

Vale o download.

A Opera Software afirma ter 250 milhões de usuários espalhados pelo mundo — a contabilidade inclui quem usa Opera Mini ou Opera Mobile, até onde sei.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados