Decidimos fechar os comentários: só com cadastro

Use sua conta no Facebook ou no Twitter para interagir.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 ano

A partir de hoje, somente os usuários cadastrados no nosso sistema poderão adicionar respostas, opiniões, correções e mais o que quiserem na área de interação dos artigos. Por que chegamos a esta decisão? Resumindo: perseguir a qualidade no conteúdo.

O sistema utilizado por nós permite login muito fácil com perfil no Twitter ou no Facebook (também se admite conta do Google/Gmail). Quem quer realmente acrescentar algo à discussão que se inicia com os artigos precisa simplesmente dar dois ou três cliques, autorizar a importação da credencial na rede social preferida, e começar a comentar usando aquela identidade. Ou então, se preferir, criar uma conta no WordPress, o software que faz nosso gerenciamento de conteúdo.

Eu usaria Twitter ou Facebook. Bem fácil!

Dois, três cliques e o login está feito

Comentários fechados inibem o comportamento troll, os abusos, a falta de educação. De nada nos adianta ter volume, uma enxurrada de participações em cada um de nossos artigos, se parte disso seria facilmente descartada com um mínimo de critérios. Acreditamos que os leitores de qualidade vão se sentir mais à vontade para abordar pontos de vista diferentes, na certeza de que serão rebatidos (ou não) com argumentos consistentes.

Ora, e se eu tiver uma informação exclusiva, mas não posso revelar minha identidade ao repassá-la (Ah, as fontes da indústria…)? Talvez tenha leitor com essa dúvida. Pois bem: nosso email contato@tecnoblog.net continua funcionando. Canal direto com a redação do site. Nós passamos o dia de olho nas mensagens que chegam por ali. E também tem um monte de leitores que já sabe os endereços de email de cada um dos editores do site. Podem abusar dos contatos!

Nossa experiência mostra que os comentários completamente abertos permitem uma série de interações de qualidade ruim. Dúvidas de leitores eventuais vindos de pesquisa, por exemplo, deveriam entrar no Respostas, nosso canal de perguntas e respostas. O leitor que não sabe disso corria para um artigo qualquer e lá despeja suas dúvidas. Não é assim que tem que ser.

Queremos comentários melhores, mais inteligentes, com embasamento. Também queremos saber com quem nós estamos conversando por meio da área de interação do site. Estes são os dois motivos que nos fazem fechar os comentários para usuários cadastrados. Aposto que os leitores fieis vão curtir a ideia. =)

Em tempo: os comentários feitos aqui não são postados nos perfis de redes sociais. Ficam somente no TB.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados