Faz vários anos que não vejo um cheque.. Eu mesmo nunca emiti um talão no meu nome
Meu pai ainda recebe por cheques as viagens de calcário que faz.
Eu só recebo via Pix.
Todos os bancos deveriam adotar a mesma iniciativa. É algo que não deveria mais existir.
última vez que vi um cheque foi em 2013, e era um idoso usando
na época ja era considerado ultrapassado pela maioria pelo jeito, maioria já usava cartão de crédito/débito
Se é por falta de um adeus, já vai tarde. Kkkk
Me surpreende que passados 5 anos do Pix o cheque ainda exista. Já passou da hora de dizer tchau rs.
Vai extinguir o cheque mas vai continuar pedindo pra vc assinar um papel e levar em agência pra aumentar limite de Ted e Pix qd precisa de uma valor bem acima.
Bradesco é um dos bancos mais arcaicos do país.
Lá por 2019 eu precisava dar uma entrada pra comprar a moto, mas o banco era tremendamente burocrático pra fazer uma transferência ou saque, ainda mais a agência do Sicredi sendo em outra cidade… aí meu gerente me lembrou do cheque!
Ainda tenho algumas folhas guardadas, mas realmente sem previsão de usar de novo. No interior ainda é muito usado em comércio, principalmente como ferramenta de crédito.
Em 2023 meu pai comprou um carro novo, pra fazer o Pix ele teve que ir até uma agência do Bradesco e perder um tempo considerável, se tivesse usado um cheque teria sido mais fácil.
Meu pai era cliente do banco Bamerindus que foi comprado pelo HSBC, que posteriormente foi comprado pelo Bradesco. Ele gostava do Bradesco porque quando o HSBC foi vendido pro Bradesco, o Bradesco manteve 2 agências, a agência normal do Bradesco e uma agência extra para os antigos clientes HSBC, então era quase um Bradesco Prime, mas sem ser de fato o Bradesco Prime.
Com a tendência de fecharem agências, o Bradesco acabou fechando essa agência que meu pai gostava e manteve a outra agência que está sempre cheia.
Eu dei sorte que o o itau é de boa pra aumentar limite (Fui pagar uma scooter tb ) mas pedi para aumentar e cadastrar a conta (um dia antes) pelo próprio chat do app. deu certo e no outro dia fiz o TED.
Eu cheguei a emitir talão pra minha mãe quando eu tinha uns 17 anos, assim eu ia “aprender” como faz. Sempre achei algo muito complicado de controlar, ficar lembrando que precisava deixar dinheiro na conta e tals. Ela usava bastante mas faz uns bons anos que abandonou o uso também
Pix já fez uma vítima, que foi o DOC. A próxima vai ser o cheque e não vai demorar muito. Quando um banco começa a abandonar, outros vão seguindo..
Meu primeiro trabalho foi como estagário na Caixa Econômica.
Um dos meus serviços era pegar um bolo enorme de cheques, colocar na leitora e processar.
As vezes o cheque não passava, se estava dobrado, não passava, então tinha que digitar TODOS os numeros do cheque no PC kkkkkk.
Alem disso, no curso de ADM que fiz, tinha uma apostila que o professor nos passou chamado ‘‘lei do cheque’’, onde mostrava passo a passo, como ‘‘domar’’ completamente o cheque sem erro, era muita informação que era útil para não assinar errado, até hoje tenho essa apostila complementar.
Felizmente tudo isso está virando passado, depois de 2013 nunca mais vi alguem usar cheque nos lugares que fui, ou era Cartão de Débito e agora o PIX
Maís um fóssil que vira peça de museu
Rapaz… Os cheques estão indo embora… Não penso que vá demorar para o TED/DOC também irem de Vasco.
Pior é que, dos bancos populares e decanos, o Bradesco é o único que tem caixa eletrônico que não usa papel pra depositar, a maquina suga e conta automaticamente.
Eu uso o Next, finetch deles, que dá direito a usar os caixas da Bradesco, porem todo o resto é only app, pior que, pelo menos nos lugares que visitei, parece ter mais Bradesco do que Caixa kkkk
Caixa e BB dão raiva em questão de app, qualquer coisa, mas qualquer coisa que exija mais que 3 cliques, precisa ir no banco, estamos em 2010?
Nesse sentido acima, de internet banking, acho o Bradesco melhor que Caixa/BB
TED/DOC talvez só caiam quando tiver lobby para criar taxa pro Pix para pessoas jurídicas e altos valores.
Pra falar a verdade, até me assusta que fará meia década que o Pix exista, e para empresas e grandes valores, custa ZERO reais para usar
DOC já acabou.
O sistema que processava DOC foi desligado em fevereiro de 2024.
Pix tem custo pra PJ e a maioria dos grandes bancos cobram pra vários tipos de transações envolvendo PIX.
O Bradesco, por exemplo, cobra 1,40% do valor para recebimento via QR Code Pix (com valor mínimo de R$0,90 e máximo de R$ 145,00).
Itaú tb deposita direto no caixa, sem uso de envelopes.