Clear Linux: distribuição da Intel pouco conhecida chega ao fim

Mexo com Linux desde 2006 e esta é a primeira vez escutando sobre essa distro! Se aconteceu isso, uma coisa a Intel não soube fazer, que é engajar a comunidade e/ou ter um bom plano de divulgação do seu OS (tipo vir instalado com notebooks Intel de fábrica, com auxílio das fábricas).

Para quem acompanhava sites como o phoronix (de notícias e avaliações de desempenho de distros linux) ouviu muito falar dessa distro nesses 10 anos de existência. Especialmente no começo, pois ela foi uma das primeiras distros a habilitar diversas opções de compilações agressivas para tirar todo o poder de processadores modernos. Mas minha visão é que a Intel nunca planejou que ela fosse uma distro para uso popular, era mais um campo de prova em que tecnologias poderiam ser adotadas, testadas e corrigidas quaisquer regressões ou incompatibilidades e, nesse sentido, ela contribuiu demais para toda a comunidade Linux.

1 Like

Não se perde nada, e é até melhor a Intel investir tempo para melhorar suporte nos Debian/Fedora da vida, ou até mesmo trabalhar só diretamente com a raíz do Kernel, do que dispender um segundo sequer numa distro de nicho.