Coloquei um SSD de 128GB no meu Acer E15 (ficou parecendo outro notebook hahaha), peguei o HD e joguei num case USB.
Tava olhando que ele já ficou ligado por quase 4 anos inteiros e foi ligado mais de 3 mil vezes… apesar disso, parece estar funcionando direito.
Agora a questão é: será que ainda dá para usar como backup de dados não importantes por alguns anos? Por enquanto ele está funcionando no protocolo DPC/DPL.
Considerando que todos os atributos reportados estão OK e que eu nunca vi um HD que não tenha sofrido abuso morrer subitamente (por abuso entenda quedas e outros tipos de dano físico), não vejo por que não confiar. Se a única preocupação é o número total de horas ligadas, convém consultar a “saúde” do HD com uma certa regularidade e partir pra um backup mediante qualquer sintoma.
Pra um diagnóstico bem mais detalhado você pode utilizar o GSmartControl, que considera até as informações presentes no log de erros e de temperatura do próprio HD (caso suportado pela firmware) na avaliação geral. Também permite invocar e consultar o resultado dos testes automáticos do disco (DST), que embora demorados, podem ajudar a detectar falhas na superfície do disco, caso existam…
Eu só não confio em SMART de HDs Seagate (tenho uns 3 mortos cujo SMART avisava perfeito até parar de girar subitamente e o HD estava em desktop com fonte de marca)… porém confio menos ainda em HDs tão antigo… hahaha
Só tem uns videos e instalador de softwares mais velhos. (espero que o oldversions.com ainda funcione. hahaha)
Se ele ficou ligado esse tempo todo em “idle” não há muito o que se preocupar. O rolê é que em 2020 a melhor coisa é pagar 1tb no Onedrive ou Google pra ter backup de arquivos importantes e deixar no HD mais pela acessibilidade mesmo… E/ou uma redundância em RAID 1
Tenho Pavor de HD da Seagate, só compro Western Digital e tenho
um HD que é o Backup de um HD que é o Backup de outro HD.
Sendo que o 1º HD (3 TB, WD Purple) é de Desktop numa gaveta USB,
o segundo é de notebook (2 TB, WD Blue) numa gaveta USB e o 3º é
de 1 TB (WD Blue) dentro do notebook (junto com 2 SSDs).