A cruzada do Google contra os bloqueadores de anuncios do YouTube está indo longe demais…
Mirou no uBlock e SnapTube e vai acertar NO ECOSSISTEMA INTEIRO. Isso vai dar “uma m gigante”
Enquanto isso, a Huawei já deve estar esfregando as mãozinhas… (Já existem macetes pra instalar apks no HarmonyOS. Mas vamos acompanhar.)
O dia em que surgir um terceiro sistema que seja popular e mais aberto que o Android, a Google perde o monopólio que tem.
O Android deveria ser mais descentralizado. Se a Google impor sua interface do Android sobre a One UI ou outro launcher, o Android acaba de vez.
Saudades da Google “don’t be evil”…
Uma tendência das fabricantes de smartphones seria usar o AOSP sem a Play Store, como em versões iniciais do HarmonyOS.
Das fabricantes de smartphones, vejo a Samsung como a primeira a abandonar o Android de vez.
Espero que barrem isso.
Gozado, Android (do Google) se tornando cada vez mais iOS enquanto o próprio iOS se tornando o Android do passado (aceitando lojas externas).
Aí do nada eu vejo que uma das alternativas é o Android sem GApps ou HarmonyOS.
APKMirror se bobear vai junto também
O Windows Phone tentou, mas fracassou e foi descontinuado.
APK Mirror só hospeda cópias dos APKs feitos por outras empresas/desenvolvedores, que já tem os dados registrados com a Google por conta da distribuição na Play Store. A situação é bem diferente do F-Droid, que compila e assina os próprios APKs a partir do código fonte…
Mais o projeto do Windows Phone não tem haver com a previsão do amigo:
Primeiro o popular (que por si só já dificultaria isso acontecer hoje, a não ser se o telefone fosse quase de graça) e depois o Mais aberto que o Android, o Windows Phone ainda era amarrado aos desejos da Microsoft.
Isso é tão afrontoso que eu farei um contra-ataque à big G em forma de comentário: baixem o F-Droid e aproveitem o app NouTube que tem lá. Poupem uma assinatura que, pelo nome, já dá uma dica do que seja. De nada.
Perde nada.
Ha
Bem, isso não me assustaria se for verdade.
O iOS já é assim desde o seu início. Tava na hora da Google fazer algo parecido e lockdown o sistema.
Vai sobrar pra gente os alternativos, tipo LineageOS, pra gente tentar driblar essas novas diretrizes do Google.
Duvido que a Huawei vá subir no pódio. Duvido que a Apple passe o Android em número de dispositivos. Não vai mudar nada. No final, será mais do mesmo. Empresas travando os bootloader e deixando impossível de destravar, dificuldade extrema de achar recoveries pra qualquer dispositivo e assim por diante.
Nada vai mudar. Eu acho que, em breve, a única alternativa pra anúncios será um piehole modificado pra funcionar no YouTube.
27 cliques no link, jovens vocês são pirateiros.
Se depender dos planos da Google, nem isso vai funcionar, visto que ela planeja injetar os ads dentro do próprio stream de vídeo, fazendo eles sendo gerados server side.
Se tem uma hora para promover Odysseys e GrayJays da vida, a hora é agora.
Vigésimo Oitavo aqui ![]()
![]()
![]()
Engraçado ver a Google virando uma Apple, e a Apple na Europa virando sistema “aberto” quem diria que viveríamos para ver isso acontecer hein…