Não lembro com certeza, mas acho que no início do h265 ele tinha as mesmas desvantagens… poder computacional e preço, de fato isso não o impediu de melhorar ou ganhar mais espaço. O problema é que ele não foi de fato adotado por streamings por exemplo. Por conta disso não me animo com o h266, mas claro, é muito bem vindo. Um torrent 4k melhor comprimido será bem vindo, pois é desse tipo de fonte que mais vejo vantagem e uso real (no dia a dia) do h265 hoje em dia
Muito bom. Tomara que popularize mais rápido que o AV1, que mal chegou nos chips Intel, veja lá em conteúdo…
Aqui em casa ainda é abarrotado de coisa rodando apenas em H264 kkk
Mas não era o AV1 o codec do futuro?
Sempre haverá um codec do futuro.
Não vejo as empresas correndo para adotar o VVC enquanto podem adotar o AV1, o maior gasto de banda do AV1 não deve ser maior que os custos de licenciamento da tecnologia considerando que vai ter um público alvo menor.
Sem dúvidas o licenciamento vai pesar consideravelmente nessa equação. E, além disso, o AV1 já vem sendo (ainda que apenas em hardware novo) adotado em massa.
Mas nunca dá pra cravar esse tipo de previsão, é claro.
VVC ainda é novo, mas tanto a nova versão do ISDB-T quando o DVB vão usar, então invariavelmente vão ter alguma adoção futura.
E os custos e capacidade de hardware se resolvem também, eventualmente saem implementações de hardware que são mais eficientes.
Estão querendo evoluir a TV Digital Brasileira mas não vejo isso saindo do papel sem muito dinheiro publico investido, ainda estamos brigando para acabar com o sinal de TV analogico, num projeto que ainda se via retorno financeiro para as emissoras, agora um sinal 4k acho dificil delas conseguirem o retorno do que for investido.
Produção em 4K a esse ponto já é meio que o padrão, pelo menos em dramaturgia (da Globo) e acho que para geração de esportes só em grandes eventos. Noticiário pode ficar em 1080 mesmo, ver melhor as rugas do William Bonner não vai mudar muita coisa.
Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.