Eu sou prova de que é possível se libertar desse lixo de Microsoft Office. Estou no LIbreOffice e Google Docs e tudo vai muito bem obrigado.
Eu vejo o LibreOffice bem melhor que o Office da Micro$oft no desktop. O Google Docs também é excelente e tem a vantagem de ter arquivos em nuvem.
Tem gente que não conseguiu se libertar do Office mesmo não tendo condição para possuí-lo, por isso existe o OfficeLibre. kkkk
Essa crítica é velha e considerando que ninguém, só mesmo a M$, consegue fazer o negócio abrir do jeito que deveria, me parece verdadeira.
Em resumo, como tudo que a M$ faz o OOXML é cheio de gambiarras e mal feito… ![]()
Eu diria que bem feito, ao menos no propósito apontado na notícia.
Ou seja, “rechear” intencionalmente o formato, fazendo que só seus apps consigam ler. Prejudicando os amiguinhos.
Acho que a abordagem poderia mudar, fazer o povo abandonar o docx e partir todos editar e criar em PDF.. ah é, tinha me esquecido… Adobe
Tenho OnlyOffice que pra mim se comportou melhor com os .docx e que apenas funciona, sem nada a mais por isso.
Em junho tentaram convencer a migrar pro Linux e agora isso.
Continuem tentando, uma hora não dá certo…
Ontem estava em Curitiba conversando com um gestor hospitalar como reduzir custos, a primeira choradeira foi não adaptar a retirada do Office, as pessoas nem tentam sair do mais do mesmo, aonde todos setores envolvidos do hospital iria de boa com ideias mais abertas.
E nisto pode se até abrir mais vagas para colaboradores em vez de sustentar luxos da Microsoft.
Ué, mas o PDF não é aberto? Até onde sei ele era fechado inicialmente, mas depois a Adobe abriu o padrão, tanto que não existe alternativa ao PDF hoje em dia (EPUB não conta, pois tem outra proposta).
Só minoria usa isso, prefiro Google docs
Eu não consigo contar o tempo que uso LibreOffice como verdadeira solução para documentos.
Em nossa igreja a migração esbarra na formatação das notas de rodapé que ficam todas listadas somente no final do arquivo. Alguém tem uma solução?
A galera não liga pq usa pirata. Se nao tivesse como piratear, tava todo mundo incomodado.
Mas sou super de acordo em tornar o formato aberto o padrão e quem quiser que escolha seu software.
Mas já é assim.
Uso o FreeOffice que é free e bem parecido com Office da M$, e funciona muito bem.
Em teoria já é assim, os dois formatos são “abertos”, o problema que a TDF/LibreOffice sempre apontou durante anos é que seguindo a documentação aberta do OOXML nunca dá certo, o arquivo não abre como deveria, mesmo com devido suporte do formato.
Essa crítica pesa sobre os arquivos OOXML (docx, xlsx etc), estes sim em tese padrões abertos, e não sobre os arquivos proprietários legados (doc, xls, ppt etc).
O padrão aberto usado pela TDF/LibreOffice é o ODF, que é suportado por quase qualquer suíte, inclusive MS Office atuais. Porém, ao salvar nessa extensão algumas coisas são parcialmente não suportadas e já não abre mais como o original nem se salvo e aberto no próprio MS Office.
Hoje uso o sistema operacional Linux Mint, mas mesmo quando utilizava o windows 10 já utilizava o LibreOffice, é um sistema muito eficiente, uma excelente alternativa para quem não pode ou não quer pagar o valor cobrado de uma licença da Microsoft. Se cada um der uma sugestão diferente talvez possamos chegar a uma solução. Uma de minhas sugestões é que os softweres livres tenham um valor de doação estipulado por semestre para utilização ( Sistemas Operacionais e LibreOffice), estipulando o mínimo de um dólar, e isentando pessoas carentes comprovadas como o CADUNICO, tendo esses valores para investir em Desenvolvimento e pagar empresas do sistema que são unicamente movidas por lucros para desenvolver os softweres para terem compatibilidade, como o caso de pessoas reféns da Microsoft/Windows que necesscitam de softweres que só tem compatibilidade com Windows como o caso dos softweres da Adobe como o Photoshop e Premiere.
Uma coisa que ninguém falou é que essa “possível trapaça” atrapalha até mesmo a própria Microsoft, como por exemplo alguns documentos do Office desktop não abrindo corretamente web e visse e versa, as vezes (muitas vezes) ao abrir perde a formatação, mas principalmente se for uma versão mais antiga no office, como tenho a licença original uso a versão 2016 e vejo acontecer com frequencia, tanto que quando vou passar um documento para outras pessoas sempre converto para PDF por garantia.
Nem ela consegue! É comum um documento criado no ms office desktop abrir torto na versão web ou na versão pra Mac, ou mesmo criar no Mac e abrir errado nos outros e por aí vai.
