LineageOS 23 chega com Android 16 e apps melhorados

2 Likes

A pergunta de 1 milhão: Ainda vale a pena escovar bit instalando custom rom? Vi que a linha do S10 inteira é suportada (o que já é um milagre, andei lendo a algum tempo que devs recomendam passar longe de exynos ou qualquer outro não-qualcomm)

2 Likes

A questão é instalar custom ROM e depois não conseguir usar app de banco.

2 Likes

Os apps dos bancos brasileiros funcionam normalmente em custom ROMs, geralmente eles implicam mais com o modo de desenvolvedor ativado do que isso, apps de streaming também funcionam normalmente (apesar que com resolução mais baixa) desde que a ROM inclua o Widevine.

O problema mesmo é o app gov.br, que aí sim não roda em custom ROMs.

7 Likes

triste é que o modelo br do S20 Fe não tem como desbloquear o bootloader

2 Likes

Só falta a Lineage fechar uma parceira e vender celulares com foco em privacidade ou com foco em código livre…. O problema e que provavelmente virar sem os apps da Google e isso pro consumidor médio e complicado.

1 Like

Mas não é impossível de acontecer, visto a Huweii com o HarmonyOS (caso específico por causa do publico chinês, reconheço).
Tem um movimento começando a pegar força na internet, o De-google-ify, público pra esse nicho de mercado tá tendo, não duvidaria que vingasse…. eu mesmo daria uma chance.

3 Likes

Teria chance de vingar se for consideravelmente mais barato e tiver alternativas economicamente viáveis ao serviços oferecidos pelo Google.

Mesmo assim ainda vai ter uma certa resistência do cidadão médio porque esse é o tipo de usuário que quer praticidade, não privacidade. Se o processo de mudança de provedor de serviços tiver um mínimo de atrito, ele não muda.
O usuário que quer privacidade faz parte da minoria.

3 Likes

Queria o Laucher mas conseguir o app do Github é um parto

1 Like

Cara eu tenho um S20FE 4g aqui com a LineageOS.

2 Likes

Depois de uma att, a samsung removeu a opcao de oem unlock

3 Likes

Acho válido pra sobrevida de ter um 2 aparelho reserva e muito bem funcional!apps de bancos não sei se instalaria,mesmo sendo permitido…mas acho uma excelente opção!

1 Like

Tem sim , o que se faz necessário para instalar a stock rom internacional, livre de logotipos e bloatwares. Eu cobro pra fazer esse serviço e remover todos os apps inuteis samsung, meta e oem, para que usuarios baixe direto da Play Store e aproveite melhor os recursos do dispositivo

Cara, eu atualizei a LineageOS tem menos de 2 meses viu. E hoje acabei de atualizar para a LineageOS 23 com Android 16.

Tudo certo.

Você tem alguma limitação com software de banco ou do gov br?

Eu instalei o Lineage em um tablet da Samsung de 2019 que tem 2GB de RAM e 32 GB de armazenamento, que estava com o Android 11 e a OneUI 5 ou 6 e estava uma carroça até para mexer nas configurações.

Instalei o último Lineage oficialmente suportado com o mínimo dos gapps para funcionar a play store e está muito fluido.

1 Like

Cara eu não instalei nada do Google, como o meu cel principal é o S25+ então não sei te dizer. Eu sei que se não instalar serviços do Google (Gapps) a bateria dura dois dias fácil.

Não ironicamente o s10 suportado é o exynos hahaha os exynos em Samsung velho são os que recebem custom rom, principalmente as baseadas na one ui, como tem a 7.0 pro s8/9/10 exynos equanto as versão snap mal tem recovery personalizado.

1 Like

Infelizmente não tem como, nem mudando a rom.

Apenas se o aparelho não fosse atualizado por uns 2 anos que daria certo.

1 Like

Isso já foi feito no passado com o Cyanogen e o OnePlus e foi algo que deu bastante errado.

Alias foi até por isso que o Cyanogen se dividiu no que hoje é chamado de LineageOS.

1 Like