Modelos de notebook da Samsung: veja a diferença entre cada Galaxy Book

1 Like

Uma pena que a Samsung não quis mais trazer pra cá novas gerações dos Galaxy Book Pro de 16 polegadas (o último foi o Galaxy Book2 Pro, que ainda tinha 15.6 polegadas, e que lá fora ainda ganhou uma edição especial, tanto com Intel Core de 13ª Geração quanto com Intel Core Ultra Série 1, que comentei aqui e aqui, respectivamente), Galaxy Book Pro 360 (do qual só veio na primeira geração), Galaxy Book Go (a Samsung fica insistindo na primeira geração com os mesmos pontos fracos, sendo que lá fora ele teve outras duas) e Galaxy Chromebook (as opções mais interessantes, incluindo o mais recente Galaxy Chromebook Plus sempre ficam de fora).

Um ponto que chateia nos notebooks da Samsung é a ausência de opções de cor mais clara no Brasil, que já eram escassos com os Galaxy Book2, e ficaram praticamente inexistentes dos Galaxy Book3 em diante. Só os Galaxy Book Go e Galaxy Book Edge que vem em cor mais clara, justamente por ser a única opção de cor projetada. Curiosamente esse problema não acontece nos outros países, especialmente nos nossos vizinhos Chile e Argentina.

Outros pontos que me incomodam nos notebooks dela são:

  • RAM soldada em todos os modelos (o Galaxy Book2 vendido no Brasil foi exceção)
  • Módulo Wi-Fi soldado em todos os modelos
  • Botão POWER junto com o teclado (o Galaxy Book Go é exceção)
  • Ausência de opções com processadores da AMD (tiveram 2 com AMD Ryzen em 2018 apenas nos Estados Unidos, e aqui no Brasil, desde 2014 que não vem nada com processador dela - e na época, só vinha os processadores de entrada).

Pra piorar, a qualidade dos notebooks dela caíram de 2020 pra cá, e com exceção dos modelos básicos, todos tem problemas:

  • O Galaxy Book2 básico tem um defeito crônico na bateria, que comentei aqui.
  • Os Galaxy Book com tela AMOLED todos tem relatos de tela trincando do nada, e a Samsung ainda não conseguiu mitigar esse problema nas novas gerações.
  • Os Galaxy Book Pro e Ultra foram mal projetados, limitando bastante a performance devido ao design fino, e ocasionando calor excessivo no teclado.
  • Lidar com drivers nos Galaxy Book Go e Galaxy Book Edge pode ser um problema caso alguém resolva reinstalar o Windows do zero, porque a Samsung não disponibiliza os drivers deles no Samsung Update, e só alguns modelos tem drivers no Galaxy Book Download Center.

Por fim, chama a atenção que o preço de todos os modelos subiram muito nos últimos meses, e promoções tem sido raras. Quase como se ela tivesse desacelerado as operações desse segmento no Brasil, já que boa parte do estoque vinha dela mesma. Dessa forma, fica complicado recomendar modelos dela, sendo que o custo-benefício de modelos da concorrência vem sendo superior. Comentei sobre isso aqui.