Os chips para consoles ajudaram mas o que mudou a empresa foi o pulso firme e a visão da Lisa Su.
Curiosamente, a Nvidia também foi salva da falência por causa de um console, só que pela Sega com o Dreamcast. Pena que ninguém conseguiu salvar a Sega ![]()
O Dori contou essa história lá no MeioBit:
Sega e a ajuda que levou a Nvidia a se tornar uma gigante - Meio Bit
A AMD estava estagnada na década passada. Com a chegada do Intel Core 2, a AMD ficou sem resposta à altura e patinou bastante. Mas a AMD ainda tinha a vantagem de APUs (processadores com gráficos integrados) muito melhores que os da Intel. Mas vimos que as coisas mudam de lado e agora é a AMD é quem dita o mercado. No corporativo, a Intel ainda patina com seus Xeon ultrapassados, enquanto a AMD já tem processadores de 128 núcleos físicos (linha EPYC) e 64 núcleos (linha Threadripper).
Eles conseguiram se reerguer. Imagina o mercado com domínio pleno da Intel? Até a Qualcomm chegar levaria muito tempo.
Interessante que nos anos 90 tinha um terceiro player. A Cyrix.
Alguma surpresa?
Sem a receita (pequena porem recorrente da Sony e Microsoft) a amd não teria condições de se levantar
Se não fosse o PS4 e o Xbox One, a AMD não teria melhorado bastante seus processadores a ponto de brigar de igual para igual com a Intel. Hoje, a AMD dita o mercado de processadores mais do que a Intel, que se acomodou antes do lançamento da linha Ryzen.
Acho que foram os consoles os precursores da atual fase da AMD.
Como alguém conseguiria salvar a SEGA? Era uma decisão mais acertada que a outra… a melhor foram as relacionadas ao Dreamcast, que tinha de tudo pra ser um console magnifico na época… hahaha
Rapaz, se você sabe as das brilhantes decisões da sega nos anos 90. Que tristeza.
E atualmente, se a AMD e a Intel não acordarem, ambas irão juntas descansar em paz a sete palmos da terra com o crescimento da tecnologia ARM. Esta semana, tive a oportunidade de usar um pouco o laptop de um amigo com Snapdragon X Elite, que é uma evolução para os PCs com Windows.
Sem contar que a Apple também, com ARM, está avançando…