Pix Parcelado gera impasse entre bancos e Banco Central

Nessa eu estou com o idec
“Pix Parcelado” no banco sempre tem taxa. Por isso ser uma transação de crédito - com taxa - deveria ter um nome diferente de Pix

6 Likes

Mas isso não vai deixar de ser. Diabos, o Banrisul tem opção de parcelamento no cartão Banricompras dele há uns 20 anos…

“O instituto alerta que a mudança pode induzir o consumidor a acreditar que está realizando uma simples transferência parcelada, quando, na verdade, está contratando um crédito e assumindo uma dívida.”

Pra resolver isso basta definir regras para que na tela do pagamento já constem claramente as informações da transação, com destaque ao prazo de pagamento e aos juros da transação. Muito simples.

Banco não está nem aí para o cliente, eles querem é que ele se endivide ainda mais. Não se entendi bem, eles estão querendo vincular o Pix Parcelado a cartão de crédito? Porque se for isso, não faz sentido prático nenhum, fora que agrega ainda mais custos à transação. Pra mim devem estar querendo ter essa opção de parcelamento via fatura porque o cliente está acostumado a pagar parcialmente e jogar o resto da dívida ainda mais pra frente, aumentando o bolo do juros.

3 Likes

Desde o inicio eu achava que o PIX crédito ia ser como o cartão de crédito, que você paga aquele valor mensalmente e o vendedor receberia o valor mensalmente.

Aqui na empresa para eliminarmos a taxa de antecipação nós optamos por receber o valor de cada parcela na data de cada parcela, assim os 1% por parcela antecipada não seria cobrado.

Se vai ter Juros já não é mais PIX e é por isso que os Bancos querem sugar o máximo, pois já sabem que os cartões são os que tem as maiores taxas.

1 Like

O Idec ainda argumenta que a marca Pix foi consolidada com base nos pilares da instantaneidade, simplicidade e gratuidade. A associação dessa marca a um produto de crédito, que envolve juros, encargos e contratos, colocaria em risco a confiança do usuário.

O instituto alerta que a mudança pode induzir o consumidor a acreditar que está realizando uma simples transferência parcelada, quando, na verdade, está contratando um crédito e assumindo uma dívida.

Idec descobrindo que o Pix Sempre foi uma bagunça com info básica kkk e o Pix Credito existe a maioria dos bancos já oferece não vir esse preocupação toda :melting_face: fora q basta esse Pix Parcelado ser feito apenas de CPF pra CNPJ o lojista negociar essa taxa com o próprio banco se vai quer arcar ou não com as taxas.

Praticamente o que querem e que essa cobrança seja feita diretamente na fatura do cartão (forcar o consumidor a aderir o cartão de credito mesmo não tendo ou instituição não oferecer) ou debitado do saldo da conta (algo que acontece la nos EUA mais não foi aderido aqui) mais acho que o ponto e como vai ser direto na conta como interface/regras vai ser como empréstimo (só vai ser usado apenas algumas vezes) ou fatura própria do Pix igual do cartão.

Imagino a quantidade de pessoas se ferrando com esse pix parcelado por pura ignorância.

Mais uma forma de endividar a população. O idec disse tudo!!

Já falei com não sei quantas pessoas do meu convivio que vieram com esse papo. Sempre falo - é um pix, mas a partir do momento em que vc parcela, vc vai pagar juros no tempo. É um empréstimo, é uma transação de crédito.

Elas insistem (burramente) que não tem juros. Eu já desisti de explicar. Deixo a corda arrebentar agora.

1 Like

Que nada a Gente sabe que o cartel Amex visa master já ta se sentindo ameaçado lógico com o uso do Pix como parcelamento e não cartão de crédito bandeirado eles vão acabar perdendo um dos mercados mais lucrativos e se isso se extender pro brics como um todo ou UE é falência do modelo consolidado deles.

A preocupação maior é eles fazerem o negócio sem taxas o que é pior pro banco. Eles já odiaram o Pix que hoje praticamente povo não usa mais o cartão de débito o bagulho vence e o pessoal não pede um cartão novo e quando pedem a gente nem desbloqueia. Meu cartão débito já não existe a anos Banco do Brasil já mandou outros mas nunca nem desbloqueei não uso pra nada