A intenção me parece boa, mas como a maioria dos projetos de lei, a pessoa q criou não parece ter o menor conhecimento técnico de como as coisas funcionam.
Não sei pra outras pessoas, mas pelo menos pra mim o recurso de rastreio próprio não é mto efetivo também, o gps vai te dar uma precisão de um raio de 10-15 metros, no mínimo, e vc não vai invadir a casa de ninguém pra recuperar; a polícia tbm não parece ter mto interesse em resolver casos isolados assim, então na prática só serve pra passar raiva. Fora q nos androids basta fazer um hard reset na hora q ta tudo certo, no pior dos casos só vai demorar até o celular ser conectado à um pc e ser resetado na marra.
Vamos pegar o aparelho mais caro atualmente, q deve ser o Iphone 12 Pro e Pro Max.
O custo de vc pegar 2 ou 3 policiais, mais veículos, mais tempo de investigação pra recuperar um aparelho desses roubado e q muitas vezes vai estar dentro de uma favela, onde a policia não vai entrar, é maior do que o custo do aparelho.
A não ser q seja o celular do Lula ou do Bolsonaro, com segredos de Estado, a ideia pode ser boa, mas não vai funcionar pro cidadão comum q vai acabar tendo q comprar outro aparelho, pois a policia vai registrar o BO, mas não vai dar sequência ao caso - no muito vai servir pra entrar nas estatísticas locais de roubo/furto.
Mas a intenção por trás não é essa. O projeto tem como ideia desencorajar o roubo. Mas vamos falar sério, eles não tem medo nem de ir pra cadeia, vão ter medo disso ?
No melhor cenário a polícia prende, mas depois algum juiz solta… ou seja, a polícia passa a vida toda enxugando gelo.
Pra que se a polícia não vai atrás??? Esses dias mesmo Rosana Hermann teve o aparelho dela roubado, tinha a geolocalização do aparelho e a polícia disse que não podia ir buscar. De nada vale.
Pois é. A polícia nem investiga morte de favelado inocente. Vai atrás de iPhone de playboy? (Pior é pensar na resposta…)
Tem que punir quem compra. Se não tivesse comprador o ladrão não roubaria.
Permitir rastreamento não tem a menor utilidade.
Isso n vai dar em nada, no máximo onerar o custo do telefone.
Que um projeto de lei mais firme?
- furtou?
Ficha e avisa. - Furtou de novo?
Cadeia e avisa. - Furtou a 3a vez?
Cadeira e caixão.
N sou a favor da pena de morte logo de cara, por conta de punir inocentes. Mas dificilmente um inocente cometeria 3x o mesmo crime.
E do jeito que nosso sistema tá é uma piada. Tem gente com 30, 40 passagens na polícia e n tá nem aí. É solto e volta a prejudicar os outros e pra ele isso tá tudo certo.
Sou a favor da lei. De fato não vao atras de um celular roubado, mas poderao ir atras quando por exemplo 5, 6 celulares estiverem no mesmo ponto. Da pra investigar, melhor sim.
É um começoi, é uma ideia. da pra mapear onde estão e assim fazer alguma operação.
Pessoal precisa parar de pensar só no proiprio umbigo quando falam que não vao atras de um celular roubado.
A ideia aqui , ao meu ver, parece ser mais funda do que isso.
Eu já penso diferente.
Começa melhorando o cadastro das linhas de celular, acabar com essa putaria de colocar qualquer numero de CPF lá, tem de ter uma verificação de verdade.
Depois em vez de bloquear o IMEI roubado deixa ele ativo, espera o receptador colocar um chip no aparelho, depois de alguns dias o sistema bloqueia aquele numero. Se a pessoa fica insistindo em colocar o seu numero em celular roubado bloqueia o CPF dela nas operadoras e coloca uma restrição na Receita Federal também.
Se não tem pra quem vender celular roubado pq o receptador vai se dar mal, pessoal vai parar de roubar.
Também poderiam obrigar as fabricantes a cadastrarem os IMEI pra montar um banco de dados de quais IMEI são validos no Brasil e quais são possivelmente clonados, quem tiver um IMEI suspeito tem de cadastrar ele numa operadora com os seus dados pessoais associado. (o ideal era não ter como trocar o IMEI do celular, mas sabemos que isso não vai acontecer tão cedo)
Trabalhei alguns anos em projetos com a Polícia Civil (nada a ver com o assunto).
Tem muita gente boa dentro da polícia.
Tem gente mal intencionada TB que sujam o nome da instituição (tipo os que vendem CNH).
Mas uma coisa que todos diziam - celular roubado é perda total. A polícia vai fazer a parte dela e gerar o BO mas não vai correr atrás disso.
Carros que são muito mais caros, há situações que deixam pra lá. Com celulares é pior ainda.
E sim, já tive aparelho roubado e foi exatamente essa a resposta que deram.
A verdade é que somos um país miserável onde o crime compensa. O problema é do Brasil, não se um celular tem a informação X ou Y. Registros de IMEI precisam existir, mas isso não vai impedir roubos pq se não podem usar o aparelho, fazem dinheiro com as peças que puderem aproveitar.
Ao meu ver a questão não é impedir e sim diminuir através de empecilhos, um celular para peças vale menos do que um para uso, se todos os roubados forem destinados para peça o mercado rapidamente satura e não vão mais comprar.
É uma boa!
Existem várias soluções viáveis, mas n há interesse pra fazer a coisa funcionar, por isto n boto fé em projeto de lei nenhum q esse povo cria. Pois normalmente eles pensam isoladamente, de forma “burra”. Criam sistema redundantes e separados. Aí nada funciona mesmo.
Se o governo quisesse, já tinha feito algo eficiente. Tanto é q, pra ir atrás de sonegação fiscal, carro sem documentação em dia e etc, eles são bons.
Do que adianta se o bandido simplesmente desliga o celular? Minha tia foi roubada ONTEM às 6h da manhã indo trabalhar, às 7h o celular já estava desligado, mesmo com bloqueio por senha no celular. Na Samsung você só consegue desligar digitando a senha, mas a Motorola não tem isso.
Um tem, outro não! Esse recurso (desligar por senha) poderia ser nativo a todos os smartphones Android!
P.S: também via biometria e/ou reconhecimento faciala
Tbm acho que devia ser recurso nativo, é uma tremenda falha de segurança.
Concordo!
Esse é o caminho para este tipo de problema. Mas infelizmente a estrutura governamental não está preparado tecnologicamente pra esta conversa…
Isso deveria ser dever das fabricantes. Como eu não sei!
Mas para elas não é interessante. Afinal, um aparelho roubado é mais um novo sendo vendido.
O bandido não tem medo de nada. Se vender, apenas as peças, já é dinheiro no bolso do meliante.
Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.