Já ouvi isso antes, só na ultima década pelo menos umas 3 vezes.
AMD tem que parar de palhaçada e focar no mercado de entrada. Povo precisa de GPU mais barata, e não mais potente.
Ela poderia dominar o mercado mais barato e quem sabe até de média potencia!
A AMD não tinha arquitetura pra enfrentar a nVidia. E eles sempre admitiram isso. E nisso a nVidia se manteve à frente, apesar do fiasco da série 5xxx, que cobra caro pelo que oferece. Fora os boatos de reaproveitamento de chips que não foram aprovados para as soluções de IA da empresa. Ou, trocando em miúdos: a nVidia está pouco preocupada com o mercado gamer.
Nisso quem se beneficiou foi a Intel, que tem as B5xx, que apesar dos drivers que ainda carecem de aperfeiçoamento (e a Intel está trabalhando nisso incessantemente), oferece desempenho cobrando menos que os concorrentes. Tanto que até enfrentou crise de desabastecimento das suas B580.
E a nVidia tem que parar de agir como a Intel agiu no passado no segmento de processadores. A AMD pode sair com algo capaz de fazer frente à nVidia possivelmente sem cobrar o absurdo que eles cobram e oferecer mais. E o segmento de IA está se estagnando e há sinais de desgaste na “bolha” que inflou a empresa. IA custa caro, consome absurdos de recursos e não mostrou de fato a que veio, exceto por nichos aqui e ali. Então se a nVidia não se cuidar, pode ser a próxima a cair frente à AMD.
E, infelizmente, do lado da Intel, duvido muito que eles vão investir mais em GPUs dedicadas pro hora. A reestruturação da empresa está acontecendo e se especula que esse mercado pode ser riscado do mapa. E justo agora que a Intel trouxe algo competitivo.
Era assim também nos processadores, de repente mudou tudo.
Pode acontecer nas placas de vídeo também, embora eu ache mais difícil.