Eu tive notebooks da Asus, Acer e atualmente Samsung.
E no serviço uso um da Dell.
Da Asus, era um VivoBook S400CA, com touchscreen, e tive um problema nos primeiros 6 meses justamente com a tela, que começou a formar bolhas de ar bem no meio da tela, indicando algum descolamento de uma das camadas da tela. Com os dedos, conseguia fazer a bolha sumir, mas depois de um tempo, ela não sumia mais. Mandei para a assistência, e em 1 semana, eles trocaram a tela, e não tive mais problemas com o notebook, até depois de alguns anos, quando a dobradiça direita soltou, e o parafuso não fixava na região.
Posteriormente adquiri um Acer Aspire 5, que veio com vazamento de luz na borda inferior, e tinha um defeito grave no conector de fone de ouvido, onde ao desplugar o fone, o notebook simplesmente desligava. Devolvi ainda nos primeiros 7 dias.
Atualmente tenho um Galaxy Book2, cuja bateria é péssima, o Windows tem bugs no driver Ethernet e cuja tela tem IPS Glow nos cantos inferiores, que incomoda bastante.
O Dell do meu serviço funciona bem, mas a tela WVA dele também sofria com IPS Glow, mas não nos cantos, e sim nas bordas. Por ter suporte on site, acionei e no local eles trocaram por outra tela, mas a tela trocada conseguiu ser ainda pior, por ter IPS Glow também perto da borda superior. Como não uso o notebook do serviço no escuro, e a tela parece perfeita quando não está com fundo preto, achei melhor deixar pra lá.
Estou há 3 anos com o mesmo Acer Aspire 5 e nunca tive nenhum problema.
Pro segmento da máquina, acho-a extremamente competente.
Minha única reclamação seria que ela aquece demais, mas aí é culpa da Intel que não aprendeu até hoje o que significa eficiência energética (vide a série 14 de desktop que chega a 200W em processadores intermediários).
O seu é qual Aspire 5?
O meu era o A515-54-74F9.
Olhando no fórum da Acer, vi vários relatos de usuários com problema semelhante, inclusive no A515-55.
E vi alguns vídeos de que o A515-45 e A515-45G também foram bastante problemáticos.
Mas tenho algumas colegas que tem o Aspire 5 A515-56 e também o A514-54, e parece estar funcionando bem.
É o A514-54.
Antes de comprar li algumas pessoas reclamando da marca em si, mas ainda bem que tive sorte. Além de ser um computador que considero bem bonito.
Uma coisa que eu também não curti na Acer é que, de uns anos pra cá, ela parou de colocar a marca dela nos carregadores, e como resultado, o carregador vem com o colante da própria fabricante do mesmo, seja a Lite On, Chicony ou Delta.
Por si só, não é um problema, mas pensando em revenda, pode não passar uma boa impressão, já que era comum ver notebooks usados com carregadores da Lite On que a gente sabia que não era o original do produto, porque a Lite On também faz carregadores avulsos para vender.
E a Samsung e a Asus também usam carregadores da Lite On, mas pelo menos, elas customizam o colante e colocam a própria marca na carcaça do carregador, como a própria Acer fazia no passado.
E descobri recentemente que a LG cometeu o mesmo desleixo com o último notebook que ela lançou aqui no Brasil, o Ultra Silm 15U50Q-L.BJ51P2.
Tenho colegas que tem notebooks mais antigos da Acer, e eles pareciam ser mais confiáveis que os modelos mais atuais.
Mas posso ter dado azar, e ter escolhido um modelo problemático, mesmo.
Eu achei interessante o Aspire 5 pela qualidade da construção, mas eu o considerei principalmente por ter três entradas USB-A, já que nas concorrentes, geralmente só vem duas.
Mas realmente, mesmo antes de devolver, senti que não estava muito a vontade com ele, porque ele era bem grande, e a Acer e seus notebooks nunca foram os meus preferidos (e hoje, menos ainda, principalmente porque os Aspire 3 e Aspire 5 regrediram na tela e voltaram a usar a LED TN, e os Aspire Vero e Swift estão vindo todos com RAM soldada, e os Nitro parecem ter muitos comentários de problemas, também).