Link para baixar Windows 11 é removido de site por ordem da Microsoft

Após vazamento do Windows 11, Microsoft faz reclamação por direitos autorais ao Google pedindo para remover links para download

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Windows 11 é revelado em vazamento (Imagem: Reprodução/The Verge)

Windows 11 é revelado em vazamento (Imagem: Reprodução/The Verge)

Após o vazamento do Windows 11, na terça-feira (15), diversos usuários fizeram o download e experimentaram a ISO do sistema que deve ser apresentado em 24 de junho. No entanto, agora o link para download está sendo removido de diversos sites por ordem da Microsoft.

Ao tentar acessar um dos links que prometia ensinar como baixar e instalar a build vazada, o usuário atualmente é redirecionado para um outro post com informações descobertas sobre o Windows 11, mas sem o link para download.

Como a situação é recente, ainda é possível encontrar o título do post antigo na busca Google, conforme mostra o print a seguir:

Busca do Google ainda mostrava links para download do Windows 11 vazado (Imagem: Reprodução/Google)

Busca do Google ainda mostrava links para download do Windows 11 vazado (Imagem: Reprodução/Google)

A Microsoft chegou a prestar uma queixa oficial por DMCA (Digital Millennium Copyright Act, ou “Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital”) ao Google por listar o artigo do Beebom em seus resultados de pesquisa – a reclamação foi registrada em 17 de junho.

Reclamação de direitos autorais da Microsoft (Imagem: Reprodução/Lumen)

Reclamação de direitos autorais da Microsoft (Imagem: Reprodução/Lumen)

Temos uma confirmação sobre o Windows 11, então?

Aparentemente sim. Apesar de, inicialmente, alguns usuários mais céticos acreditarem que tudo isso não passa de um plano da Microsoft para enganar todo mundo – em tese, a empresa teria planejado um suposto Windows 11 que, no fim das contas, seria falso, para depois apresentar o OS verdadeiro com um novo nome.

O esforço da big tech para remover os links para o vazamento parece ser genuíno, comprovando que o Windows 11 é real e está prestes a ser anunciado.

Obviamente trata-se de uma versão inacabada – é possível que algumas outras novidades sejam mostradas no evento da Microsoft, na próxima semana. Mas provavelmente boa parte das novidades já foram descobertas, incluindo o novo menu Iniciar, o redesenho da barra de ferramentas e outros detalhes estéticos da interface.

Vale lembrar que a Microsoft também está preparando um segundo evento voltado para desenvolvedores no dia 24, possivelmente para falar sobre sua nova loja de aplicativos. Agora é esperar para ver – e, quem sabe, encontrar mais alguns vazamentos até lá.

Com informações: Windows Central

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados