Afinal, por que há tantos modelos de celulares no mercado?

Fabricantes apostam na diversificação de portfólio de celulares para atender vários segmentos possíveis e aumentar a sua presença no mercado

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 11 meses
Afinal, por que há tantos modelos de celulares no mercado? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Afinal, por que há tantos modelos de celulares no mercado? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Comprar um celular nem sempre é uma tarefa tão simples. Desde os modelos mais simples aos mais completos, as fabricantes lançam algumas variantes para atingir um mesmo segmento. Mas a diversidade não para por aí, pois, além das opções Lite, Pro e Ultra, ainda há linhas que oferecem alternativas de memória RAM. E, no meio disso tudo, surge a pergunta: qual é o melhor celular para comprar?

Possivelmente, você já fez esse questionamento diante de inúmeras opções de smartphones disponíveis no mercado. Afinal, quase todas as fabricantes apostam na diversificação do portfólio para atingir o maior número de públicos possíveis. E esta tendência alcançou até os smartphones mais caros, como é o caso da Samsung com a linha Galaxy S22, que possui a edição convencional, o Galaxy S22+ e o Galaxy S22 Ultra.

Samsung Galaxy S22 possui três variantes (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Samsung Galaxy S22 possui três variantes (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Uma escolha que não tem fim

A grande questão é que toda essa aposta resulta em uma quantidade quase infindável de lançamentos. Não à toa, no mundo todo, a Samsung lançou cerca de 20 celulares entre 1º de janeiro e 18 de julho de 2022. É o que mostra um levantamento feito pelo Tecnoblog com base na lista de dispositivos do GSMArena.

Parte desses lançamentos estão voltados para a linha de celulares premium da marca, como o Galaxy S22. Mas a fabricante ainda revelou o Galaxy S21 FE em janeiro, que é a opção mais simples da geração anterior. E este é um ponto curioso, pois o celular é muito parecido com o Galaxy S21 convencional em diversos aspectos da ficha técnica – especialmente no visual.

Mas a grande maioria dos lançamentos da marca até o momento gira em torno de modelos intermediários. Do segmento, há dois carros-chefes: o Galaxy A73 e o Galaxy A53. E é aqui que entra o pulo do gato, pois existem apenas mudanças pontuais no processador, câmeras e tamanho de tela entre cada um. 

Redmi Note 11 Pro+ 5G possui modelo com e sem 5G (Imagem: Divulgação/Xiaomi)
Redmi Note 11 Pro+ 5G possui modelo com e sem 5G (Imagem: Divulgação/Xiaomi)

A situação fica mais notável quando a Xiaomi, que já lançou 40 celulares neste ano, entra no assunto. O Redmi Note 11 global, por exemplo, possui quatro variantes, sendo que as mais avançadas se chamam Redmi Note 11 Pro e Redmi Note 11 Pro 5G. E daí você se pergunta: o que muda é apenas o suporte ao 5G, certo? Não, porque um tem mais câmeras do que o outro. 

A diferenciação não para por aí. Além de ter quatro edições, há diversas variações dentro de cada um. O Redmi Note 11 convencional, por exemplo, tem opções com as seguintes combinações de RAM e armazenamento: 4 GB + 64 GB, 4 GB + 128 GB e 6 GB + 128 GB. O mesmo acontece com o Redmi Note 11 Pro com as seguintes alternativas: 6 GB + 64 GB, 6 GB + 128 GB e 8 GB + 128 GB.

Ou seja, é uma variação dentro de uma variação.

A Motorola também não escapa desse cenário. Até o momento em 2022, a empresa lançou 13 celulares globalmente. No Brasil, a marca oferece o Moto G22 com um processador MediaTek Helio G37 e o Moto G42 com Snapdragon 680 4G. Mas os dois celulares foram lançados no comércio nacional com o mesmo preço sugerido: R$ 1.699. 

Claro, para um observador mais atento, dá para entender que um dos dois telefones tem um chip mais eficiente. Mas e o público mais leigo, como fica nesta situação, sendo que não há nem como diferenciá-los pelo valor?

Empresas apostam na diversificação do portfólio de celulares (Imagem: Niekverlaan/Pixabay)
Empresas apostam na diversificação do portfólio de celulares (Imagem: Niekverlaan/Pixabay)

Diversificação e várias faixas de preço

Mas por que tantos lançamentos? Para tirar essa dúvida, conversei com o gerente de pesquisa e consultoria de Consumer Devices da IDC Brasil, Reinaldo Sakis. Ao Tecnoblog, o analista fez uma analogia entre os mercados de celulares e de computadores.

Segundo Sakis, dentro de um modelo de um notebook, por exemplo, há diversas variações. Este esquema permite que o computador seja escolhido com mais ou menos memória RAM, SSD maior ou menor, com teclado iluminado e afins. Em outras palavras: o consumidor consegue comprar o dispositivo de acordo com as suas necessidades.

O mesmo acontece com os smartphones. “No mundo dos celulares, para ter essa gama mais ampla, o fabricante acaba optando por ter modelos parecidos, com configurações parecidas, mas com nomes diferentes”, explicou.

A analista da Counterpoint Research, Tina Lu, também lembra da divisão de mercado pela faixa de preços. “As principais fabricantes pretendem ter alguns modelos em cada faixa de preço”, disse. “Existem de sete a treze faixas de preços, e cada fabricante as segmenta de forma ligeiramente diferente.”

E a segmentação continua dentro de uma única faixa de preço. Isto porque, mesmo dentro de um grupo de consumidores, há variações que podem atender um público bem específico. E é aí que entram as mudanças nas especificações citadas pelo gerente da IDC Brasil, como a oferta de uma câmera melhor, suporte ao 5G, entre outros.

Diversificação ajuda a alcançar mais consumidores à marca (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Diversificação ajuda a alcançar mais consumidores à marca (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Atendendo a todos os públicos sem aumentar o preço

Toda essa estratégia gira em torno de uma presença maior no mercado. Tina Lu conta que, ao abocanhar uma fatia maior em cada segmento de preço, as empresas aumentam a sua participação no mercado em geral. 

“Por exemplo, a Samsung, que é líder na região da América Latina, lidera na maioria dos segmentos de preço”, afirmou. “Geralmente tem pelo menos dois modelos líderes em cada faixa de preço. Isso significa que tem de dois a quatro modelos para cada segmento de preço.”

Reinaldo Sakis também ressalta que, ao ter várias opções para atender o público, as fabricantes acabam sortindo mais o portfólio para alcançar os usos diferenciados que um celular pode ter. 

“Eu posso ter um modelo em uma faixa de preço parecida, mas terei um com um pouco mais de memória. Para um usuário que gosta mais de câmera, eu posso diminuir a memória e aumentar a potência da câmera. Se é um usuário gamer, então talvez eu diminua a câmera, mas coloque mais processamento interno”, explicou.

A lógica é parecida com os modelos que têm diversas variações dentro de si. É o caso do Redmi Note 11 Pro 5G citado anteriormente, que tem três câmera e oferece 5G. Já o Redmi Note 11 Pro tem um sensor fotográfico extra, o que pode chamar a atenção de quem dá mais atenção às fotos, mas só vai até o 4G.

Essa diversificação ajuda a dar um gás extra na concorrência.

Vamos supor que a empresa B quer ultrapassar a empresa A. Para isso, a fabricante B cria diversos produtos dentro de uma única família: um com câmera melhor, outro com memória maior e outro com uma bateria que dura mais tempo.

Dessa forma, a companhia B mira em um produto específico da companhia A para ultrapassá-lo com opções específicas para grupos de consumidores diferentes.

A lógica por trás disso tudo é explicada pelo gerente da IDC Brasil:

“Se colocar esses atributos no mesmo produto, ele vai ficar mais caro e vai sair dessa competição”, explicou Sakis ao Tecnoblog. “Assim, eu vou cercando o meu competidor com produtos, pois, quando o usuário tem cinco opções para escolher, é mais fácil direcioná-lo nesse tipo de situação.”

Motorola Moto G50 5G (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Motorola visa atender o máximo de pessoas possíveis (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

E as fabricantes? O que dizem?

Mas, afinal, o que pensam as fabricantes? Ao Tecnoblog, o gerente sênior de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung, Marcelo Daou, afirmou que a marca tem um portfólio variado para atender as necessidades individuais dos consumidores.

Daou ressalta que o segmento intermediário tem uma grande importância no mercado de smartphones. Esta atenção é dada justamente pela alta variedade de produtos, o que ajuda a atender um perfil maior de consumidores. “Entendemos que essas linhas são essenciais para a democratização da tecnologia”, ressaltou.

E é aí que entram as duas linhas intermediárias da marca. A mais conhecida, a família Galaxy A, segundo o executivo, “lidera a democratização das últimas inovações” da empresa. Já a categoria Galaxy M “foi desenvolvida para potencializar o dia a dia de usuários que buscam recursos de alta capacidade em um smartphone com ótimo custo-benefício”. 

O head de produtos da Motorola, Thiago Masuchette, também destacou a diversificação da cartela de produtos. “Nosso portfólio de produtos inclui smartphones com especificações exclusivas e que foram cuidadosamente escolhidos para atender as várias necessidades e custos de consumidores de todo o mundo”, ressaltou.

O executivo ainda falou sobre o lançamento de muitos celulares em pouco tempo. Segundo Masuchette, a estratégia foi adotada por vários fatores, incluindo o aumento na demanda por novos produtos e a escassez de componentes no mercado. E, de fato, a falta de chips resultou até mesmo em relançamentos de smartphones no mundo todo.

Portfólio extenso pode acarretar altos custos às empresas (Imagem: Taylor Grote/Unsplash)
Portfólio extenso pode acarretar altos custos às empresas (Imagem: Taylor Grote/Unsplash)

O outro lado da história

De fato, essa estratégia tem uma baita vantagem: atender a todos os públicos possíveis. Afinal, as fabricantes podem lançar produtos para diversas faixas de preço, o que possibilita a expansão da sua participação de mercado. Mas… e o outro lado da moeda?

Tina Lu, da Counterpoint Research, expõe a dificuldade por trás de toda a engrenagem do mercado. “Grandes portfólios são caros para gerenciar e dão dores de cabeça ao processo de fabricação e à cadeia de suprimentos”, explicou. “Muitas vezes, alguns modelos acabavam com estoque alto.”

Reinaldo Sakis, da IDC Brasil, não pensa diferente. “Essa estratégia é cara”, afirmou ao Tecnoblog. “Gerar um produto com várias opções tem um investimento muito alto da indústria”.

“A gestão de um portfólio amplo é difícil para a empresa. É um risco: para buscar mais usuários, eles têm que arriscar esse tipo de controle [de preços, portfólio, parceiros de varejo, etc]”, concluiu. “Alguns tentam controlar isso na vírgula, para que a maior parte dos varejistas tenham um preço parecido.”

E o consumidor? Fica confuso? (Imagem: Anete Lusina/Pexels)
E o consumidor? Fica confuso? (Imagem: Anete Lusina/Pexels)

Confuso ou não confuso? Eis a questão

De fato, há celular para todo mundo. Essa faixa vai desde modelos mais simples, para quem deseja economizar e usar o básico, até opções mais completas, para quem quer o melhor do melhor. É até o caso de smartphones para um segmento muito específico, como o público gamer, que está mais focado no processamento do que nas câmeras, por exemplo.

Ainda assim, os consumidores ficam confusos com tantas opções disponíveis no mercado? A analista Tina Lu diz que isso pode até acontecer, mas a questão é outra:

“Sua primeira pergunta geralmente é ‘quanto estou disposto/capaz de gastar?’ Em seguida, se move para decidir sobre a marca e o modelo”, afirmou. “Mas, frequentemente, um vendedor no lugar certo pode ajudar os consumidores a mudar sua decisão.”

Reinaldo Sakis, por sua vez, lembra que toda essa vastidão não chega a ser confuso porque hoje tem muita informação disponível aos consumidores. “Você coloca lá no buscador: “eu quero um celular na faixa de preço tal e que tenha prioridade em câmera”. Você vai encontrar”, explicou.

O gerente da IDC Brasil também voltou a ressaltar a diversidade do mercado de celulares da atualidade. Sakis fez uma contraposição com a famosa história do modelo T, da Ford, de que o seu carro podia ter “qualquer cor, desde que fosse preto”. Segundo o analista, “hoje, tendo um portfólio mais amplo, o usuário consegue identificar a sua verdadeira necessidade”.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados