Especiais Jogos

Caminhoneiro de internet: quem são os personagens que mantêm Euro Truck Simulator

Conheça como uma comunidade apaixonada consegue mover um jogo por tantos anos, inspirando outras pessoas pela estrada

Ricardo Syozi
Por
Caminhoneiros dos games precisam ter o boné preparado (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Primeiro, você pega o seu melhor boné. Em seguida, toma aquele café quentinho. Agora é hora de se ajeitar no banco, ver se tudo está funcionando e, finalmente, cair na estrada. Uma estrada virtual. É desse jeito que muitos jogadores apaixonados por Euro Truck Simulator começam uma jogatina que pode levar horas. Garantindo uma experiência única e que carrega o jogo por anos após o seu lançamento.

A viagem percorrida por Euro Truck Simulator

Com sua primeira versão lançada em 2008, a franquia Euro Truck Simulator ganhou rapidamente um grande grupo de seguidores. O game oferece caminhões diversos, uma paisagem europeia e uma jogabilidade que pode ser curtida tanto por pessoas casuais quanto as mais hardcore.

O foco é o de entregar uma experiência bastante realista, enquanto os caminhoneiros digitais realizam entregas pelas estradas.

Já em 2012, a desenvolvedora SCS Software lançou uma sequência para abraçar ainda mais a comunidade de entusiastas. Disponível para PCs com Windows, Linux e macOS, Euro Truck Simulator 2 melhora toda a jogatina.

Nessa empreitada, há 17 marcas licenciadas de caminhões, de Renault a Scania. Além disso, opções variadas de customização do veículo e das habilidades do motorista podem ser acessadas no modo carreira. Esse direcionamento permite uma trajetória de caminhoneiro novato a dono de uma empresa completa.

Há mods variados que adicionam mapas e outros recursos ao jogo, aumentando ainda mais a sua longevidade e variedade.

Dessa forma, os jogadores podem curtir a obra da maneira que quiserem. O motorista pode apenas viajar pelas estradas da Europa ou ser agressivo em sua carreira, fazendo muitas entregas para crescer mais rapidamente.

E é exatamente essa liberdade que mantém uma comunidade forte e apaixonada 10 anos depois do lançamento do primeiro jogo.

Mãos no volante e rádio sintonizado

Não basta unicamente ligar o computador e sair dirigindo. O que importa é viver a experiência como um todo, da forma mais realista possível. Essa é a missão das pessoas desse grupo, pois jogar o título não é uma brincadeira qualquer.

Ou seja, essa é a hora de colocar aquele boné especial, vestir uma jaqueta estilosa e colocar pra tocar uma playlist feita apenas para a jogatina de Euro Truck Simulator 2. É claro que usar um volante ao invés de um controle aumenta ainda mais a imersão.

O Tecnoblog conversou com alguns membros dessa comunidade para entender mais sobre como é a jogatina que se torna quase um estilo de vida.

A Maka é uma streamer com mais de 380 mil seguidores na Twitch, ela falou mais sobre como começou nesse game:

Eu comecei jogando no controle, mas eventualmente comprei um volante para curtir. A sensação e a jogabilidade são totalmente diferentes. Para quem gosta de dirigir, assim como eu, ter todo esse setup faz uma diferença absurda. Meu pai é caminhoneiro, ele me deu até um boné com o meu nome bordado para as minhas jogatinas, que eu sempre faço questão de vestir na hora de começar.

Euro Truck Simulator
A Maka curtindo uma música enquanto dirige o seu caminhão (Imagem: Reprodução / Twitch)

A Aline Figueiredo, o nome verdadeiro da Maka, faz transmissões ao vivo do jogo, além de outros títulos em seu canal da Twitch. Porém, quando se trata de Euro Truck Simulator 2, a streamer coloca até uma playlist só com músicas sertanejas para entrar no clima. Ela ainda ressaltou a qualidade dos espectadores que participam das lives de caminhões pelo velho continente:

A comunidade é super animada. Eles sempre querem entrar no comboio para interagir, jogar junto e até bater papo no rádio como se fosse na vida real. Muitos sempre me perguntam sobre o Euro Truck durante lives de outros games. Além disso, a galera é muito simpática, não rola briga. É até surreal de ver tantas pessoas comportadas no chat.

Boné, música sertaneja e estilo

Encontrar outros fãs pelas redes sociais não é nada difícil. Com uma simples busca, consegui me deparar com motoristas no TikTok, Twitter, Facebook e Twitch, claro. Alguns jogam de forma tranquila, muito similar a qualquer outro usuário por aí. Contudo, há sempre aqueles que prezam pela imersão, fazendo sotaques e tomando café direto de garrafas térmicas durante a brincadeira.

DuhDriver, por exemplo, é um brasileiro com mais de 50 mil seguidores no TikTok. Ele decidiu criar um setup que faz jus a um cockpit de verdade. Desse jeito, cada postagem é cheia de estilo, com muitas luzes e uma trilha sonora que traz clássicos como Chitãozinho e Chororó.

Ele não pôde participar de uma entrevista, mas mostrou o seu setup e vários de seus conteúdos.

Outro nome curioso é Tate_Truck, um espanhol que gosta de colocar o boné na cabeça e criar toda uma imersão diferenciada enquanto dirige o seu veículo e faz entregas. Da mesma forma que a Maka, o streamer relatou ao Tecnoblog o que mais curte na imersão: “Você consegue muito com o jogo, tendo uma experiência gostosa e real ao mesmo tempo.”

Tate_Truck não conseguiu conversar muito comigo, mas aproveitando a ocasião, peguei o depoimento de alguns seguidores no servidor Discord do streamer.

É possível comprar o game por 4,99 euros, então só com o jogo base você tem um grande número de estradas para que ele possa lhe dar uma boa experiência. Se você acabar gostando, pode expandi-lo com a grande variedade de DLCs. Vale cada centavo.

Usuário chamado Crowjose

Já joguei por mais de 800 horas e não pretendo parar. A verdade é que os mods lhe dão muito mais jogabilidade, o que dá a sensação de realmente poder viajar por aí. Além disso, poder fazer comboios e jogar online é a melhor coisa sobre o game.

Usuário chamado ericpascual06_

Sendo assim, dá para notar que o foco de cada jogador é o de garantir uma experiência genuína para si mesmo primeiramente, pois dessa maneira consegue entregar a seus fãs e espectadores algo mais imersivo e confortável.

Uma comunidade que “entrega” o jogo

Assim como Euro Truck Simulator é um game que permite aos jogadores realizarem entregas por diversas localidades, é possível fazer uma analogia com sua comunidade. Mesmo com muitos anos de seu lançamento, esse título é a prova de que quando um grupo abraça o produto, ele pode durar por bastante tempo.

Ou seja, os fãs realmente “carregam” o jogo e “entregam” diversão uns para os outros.

Criar toda uma temática para as transmissões ou postagens é apenas uma parte de todo o conceito. Porém, cabe a cada indivíduo gostar de verdade da brincadeira, pois o público percebe desgosto ou tédio. É aí que a comunidade faz toda a diferença.

Por exemplo, no momento de publicação deste especial, há mais de 30 mil jogadores ativos no jogo no Steam. Para efeito de comparação, o jogo está na frente de obras como Warframe, Final Fantasy XIV Online e Monster Hunter Rise. Já na Twitch, há 1,7 milhão de seguidores.

Euro Truck Simulator 2 no Steam Charts (Imagem: Reprodução / Steam Charts)
Euro Truck Simulator 2 no Steam Charts (Imagem: Reprodução / Steam Charts)

Com tudo isso em mente, fica fácil entender que o que faz o sucesso a longo prazo de um produto é simplesmente as pessoas que o consomem.

E Euro Truck Simulator tem caminhoneiros “pra lá de metro”.

Ricardo Syozi

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral. Entrou para o Tecnoblog em 2021.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque