Windows XP Sévenizado
Windows XP Sévenizado

O site Download Squad fez um post indicando alguns pacotes, que prometem deixar os Windows XP e Vista, com a cara do tão esperado Windows 7. Para tirar a prova, resolvi escolher aquele que parecia ser o melhor, e instalar aqui no meu Macbook.

Digo, no meu Windows XP via VMWare.

Há alguns anos, o famoso Longhorn Transformation Pack (que depois mudou de nome para Vista Transformation Pack) fazia a minha alegria no Windows XP. Foram tantos anos usando o mesmo sistema, que eu já não aguentava mais o visual Candy Style do XP.

Enfim, chega de papo e vamos ao que interessa. Eis os candidatos:

Windows XP – SevenVG Refresh, Windows 7 Complete e Seven Remix 2.0.

Windows Vista – Windows 7 Essentials Pack.

Após analizar minuciosamente os detalhes de cada um, optei por instalar o SevenVG Refresh. Na verdade, foi o que me pareceu mais bem feitinho, olhando pelas screenshots.

A instalação é praticamente indolor. Pelo que entendi, nenhum deles possui um instalador decente, como era o do VTP (Vista Transformation Pack, e não Vatapá). Pelo menos no SevenVG, você tem que baixar um pacote Zip, que vem com cinco pastas dentro.

Antes de fuçar nas pastas, você precisa instalar o Uxtheme Multi-patcher, que faz com que o Windows aceite pacotes visuais de terceiros.

E depois de tudo feito, eis o resultado final:

Vale observar que, no XP tudo é mais estático. Isto é uma característica (leia-se sistema antigo) da interface gráfica do sistema, e não há pacote de transformação que vá mudar isso de forma decente. Por exemplo, os botões da barra de ferramentas não ficam com aquelas luzes passando. O mesmo para a janela de diálogo de cópia de arquivos.

Talvez a experiência com o transformation pack versão Windows Vista seja mais interessante, mas eu não fiz o teste ainda. Se alguém já tiver feito, não deixe de comentar. 😉

Outro detalhe a se observar a partir da screenshot, é que quando você exibe os atalhos da barra de ferramentas no tamanho grande, os botões de seleção das janelas ficam com um espacinho sobrando na parte debaixo. Mero detalhe (ou não).

Mas o meu principal intuito ao instalar este pacote, foi para ver a quantidade de recursos da máquina que ele iria consumir. E para isso, eu não fiz nenhum teste hardcore. Apenas tirei um screenshot do gerenciador de tarefas antes e depois da transformações. Em ambos os casos, logo após reiniciar a máquina.

Auto Explicativo
Auto Explicativo

Veja que, a alteração no consumo de memória foi praticamente nula – apenas 23MB. Só não sei como o tema se sairia usando no dia a dia, mas já temos um bom começo.

De qualquer forma, eu ainda acho melhor instalar o Vista Transformation Pack, que é bem mais elegante.

Ou melhor ainda, instale logo o Windows Vista. 😉

Receba mais sobre Windows 7 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados