Como sincronizar o calendário e os contatos do iPhone OS com o Google Calendar / Contacts

Com contatos e compromissos "na nuvem" você poderá acessá-los de qualquer computador com internet.

Rafael Silva
Por

Usuários de iPhone ou de iPod Touch que não usam-no em empresas tem uma desvantagem em relação aos usuários corporativos. Eles não dispõem um servidor Exchange para se aproveitar da sincronização de eventos do calendário e da lista de contatos.

Pensando nesses usuários, o Google ofereceu o chamado Google Sync, que é um serviço que utiliza os próprios servidores Exchange da empresa para dar acesso à essas funções para qualquer usuário dos seus serviços que disponha de um iPhone, iPod touch ou até mesmo um iPad.

(Um aviso antes mesmo de começar, faça um backup! Se alguma coisa der errada, é sempre bom ter um meio de reverter as alterações. Para isso, plugue seu iPhone ou iPod touch no iTunes, clique com o botão direito nele e selecione a opção de backup.)

As instruções abaixo são válidas para dispositivos com a versão 3 ou superior do iPhone OS.

1. Abra o Settings (Ajustes), vá na sessão Mail, Contatos, Calendários e selecione Add Account (Adicionar Conta). Por fim, escolha Microsoft Exchange.

2. Na tela de configuração, insira seus dados de Email com o endereço incluindo o @gmail.com (se você decidir usar o formato @googlemail.com, poderá se deparar com um erro na tela seguinte), insira o mesmo no campo Username (Nome de Usuário) e deixe o apenas o campo de Domínio (Domain) em branco. Selecione Próximo (Next).

3. Caso a tela “Não Pode Verificar o Certificado” (Unable to Verify Certificate) apareça, selecione cancelar. Ao fazer isso, o campo Servidor (Server) deve aparecer logo abaixo de Email. Nesse campo, coloque “m.google.com” sem as aspas. Selecione Próximo (Next).

4. Na tela seguinte será perguntado quais dados você pretende sincronizar com o servidor Exchange. Se você já tiver algum contato no seu iPhone ou iPod Touch, será dada a opção de mantê-los ou apagá-los com a sincronização.

5. Pronto. O Google Sync foi configurado com sucesso.

Alguns detalhes a considerar: a) apenas os eventos registrados na sua agenda pessoal no Google Agenda aparecerão no calendário do dispositivo. As demais agendas só serão mostradas caso essa opção seja selecionada no próprio Google Sync, mas isso já é assunto para outro post; b) Só é possível configurar uma conta de Exchange por vez no iPhone, iPod Touch ou iPad. Então se você já o usa para a conta empresarial, não vai poder configurar outra sem apagar a primeira.

Relacionados

Relacionados