Especiais Cultura

Dia do Orgulho Nerd: 10 personagens que amamos e que você deveria conhecer

Tanto o cinema quanto a TV estão repletos de personagens que representam os nerds na ficção e mostram como esse grupo pode ser diverso

Paula Alves
Por
10 personagens de filmes e séries para conhecer no Dia do Orgulho Nerd / Guilherme Reis / Tecnoblog
Personagens para conhecer no Dia do Orgulho Nerd (Imagem: Tecnoblog / Guilherme Reis)

Além de ter se popularizado como o Dia da Toalha – uma celebração ao escritor Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias -, dia 25 de maio também ganhou o status de Dia do Orgulho Nerd. Nesta data, personagens como Hermione Granger, Dr. Emmett Brown e a turma de The Big Bang Theory são sempre lembrados pela sua inteligência, dedicação aos estudos e até mesmo seu lado geek.

Para além destes personagens, no entanto, o cinema e a TV estão repletos de outras figuras que representam os nerds na ficção, indo dos estilos mais caricatos até aqueles que mostram como esse termo pode ser amplo e exaltar um público muito diverso.

Para quem deseja aproveitar o Dia do Orgulho Nerd para conhecer alguns destes nomes, preparei uma lista com 10 personagens que fazem parte de produções disponíveis em streamings no Brasil e valem a sua atenção. Confira as indicações e divirta-se!

Os nerds diversos da ficção

1. Chidi Anagonye | The Good Place [Netflix]

Há nerds em diversos lugares, inclusive no paraíso. Ou melhor dizendo, no Bom Lugar, uma versão idílica do pós-morte, na qual o professor de Ética e Filosofia Moral, Chidi Anagonye (William Jackson Harper) foi parar depois que terminou seus dias na Terra.

Chidi é um dos protagonistas da série de comédia The Good Place e, além de poliglota, inteligente e apaixonado por livros e quebra-cabeças, é um homem extremamente indeciso, que sofre de terríveis dores de estômago por isso e sempre se vê atormentado por profundas questões éticas sobre suas decisões.

2. Brian Johnson | Clube dos Cinco [Star+]

10 personagens de filmes e séries para conhecer no Dia do Orgulho Nerd / Universal Pictures / Divulgação
Clube dos Cinco (Imagem: Divulgação / Universal Pictures)

Integrante de um dos grupos de adolescentes mais famosos do cinema, Brian Johnson (Anthony Michael Hall) é o nerd de Clube dos Cinco, famoso longa-metragem teen feito por John Hughes nos anos 80.

O garoto faz parte do clube de matemática, latim e física de sua escola e se sente constantemente pressionado a ser o melhor da turma para agradar os seus pais. Bastante tímido, introvertido e ingênuo, ele é alvo de bullyng no colégio, representando um estereótipo de nerd que foi muito explorado pelos filmes hollywoodianos da época.

3. Abed Nadir | Community [Netflix]

Estudante da Faculdade Comunitária de Greendale, local em que se passa a série Community, Abed Nadir (Danny Pudi) é um jovem islâmico extremamente inteligente, que fala diversos idiomas.

Apaixonado por cultura pop, ele é o tipo de pessoa que sempre traz alguma referência de filme ou série para as conversas que presencia. E, apesar de sua dificuldade de socialização, tem grandes amigos em seu grupo de estudo de espanhol, formando uma dupla dinâmica e bastante nerd com Troy, um ex-esportista de enorme coração.

4. Elliot Alderson – Mr. Robot | [Amazon Prime Video]

10 personagens de filmes e séries para conhecer no Dia do Orgulho Nerd / Prime Video / Divulgação
Mr. Robot (Imagem: Divulgação / Prime Video)

Na ficção – e na vida real – também há espaço para os nerds que nutrem uma profunda paixão por computadores e conseguem fazer grandes proezas por trás de suas telas.

Um desses casos é o de Elliot Alderson (Rami Malek), protagonista da série Mr. Robot, disponível no Prime Video. Personagem que sofre de transtornos mentais bastante severos, Elliot deposita todas as suas energias no trabalho, seja de dia e de maneira formal como um engenheiro de segurança cibernética, ou de noite e de maneira anônima, como um poderoso hacker, que procura fazer justiça com seus códigos.

5. Dana Scully | Arquivo X [Star+]

Uma das mais importantes representantes femininas no assunto, Dana Scully é, além de uma destemida agente especial do FBI, uma grande médica, que largou a profissão exatamente para poder aplicar seus conhecimentos científicos nas investigações que lidera.

Uma das protagonistas de Arquivo-X, a personagem é destemida e racional e foi uma das primeiras mulheres da TV a ser vista como uma acadêmica longe de esterótipos, sempre focada e atuando brilhantemente nos casos que precisava resolver.

6. Mike, Dustin, Will e Lucas | Stranger Things [Netflix]

Os garotos de Stranger Things cresceram e mudaram bastante ao longo das temporadas da série, mas o espírito nerd de Mike (Finn Wolfhard), Dustin (Gaten Matarazzo), Will (Noah Schnapp) e Lucas (Caleb McLaughlin) permaneceu intocado. Membros do clube de audiovisual do colégio, eles sempre foram completamente encantados por Ciências, se mostrando muito inteligentes e curiosos para sua idade.

Entre seus passatempos favoritos estão jogar Dungeons & Dragons, ler O Senhor dos Aneis e O Hobbit, se divertir em máquinas de arcade e assistir Ghostbusters.

7. Egon Spengler | Os Caça-Fantasmas [Star+]

E por falar em Caça-Fantasmas, filmes de 1987, também temos um representante do grupo nessa lista! Egon Spengler trabalhava como professor de parapsicologia antes de fundar, ao lado de seus amigos, a empresa que resolve aparições sobrenaturais.

Homem da ciência, ele enfrenta dificuldades em outros aspectos sociais, mas brilha quando o assunto é seu trabalho. Responsável pela criação de todos os equipamentos da empresa, Egon é a grande mente por trás dos Caça-Fantasmas.

8. Rick Sanchez | Rick and Morty [Netflix]

Ele até pode parecer não se encaixar nas características com que os personagens do gênero sempre foram retratados no cinema e na TV, mas é impossível não pensar em Rick Sanchez, o exímio cientista da animação Rick and Morty, quando o assunto são nerdices.

Provavelmente uma das figuras mais inteligentes de toda a galáxia, ele é um cientista mais velho, com problemas de alcoolismo e uma visão completamente imoral da vida. Desbocado, egoísta e inapto para relações sociais, ele possui uma mente confusa e brilhante, podendo criar portais para outras dimensões e aparelhos que invadem os sonhos de outras pessoas.

9. Sam Tarly | Game of Thrones [HBO Max]

10 personagens de filmes e séries para conhecer no Dia do Orgulho Nerd / HBO / Divulgação
Game of Thrones (Imagem: Divulgação / HBO Max)

Também existem nerds no mundo de fantasia de Game of Thrones! Sam Tarly (John Bradley-West), o filho mais velho de Lord Randyll Tarly, é um garoto muito calado e observador, que sofre com sua inaptidão para o mundo de violência em que vive.

Alvo de bullying de outros personagens devido a sua forma física, ele, em contrapartida, é um jovem extremamente bondoso, que deposita todos os seus sonhos e paixões nos livros que lê e nas músicas que escuta.

10. Lisa Simpson | Os Simpsons [Star+]

10 personagens de filmes e séries para conhecer no Dia do Orgulho Nerd / Star+ / Divulgação
Os Simpsons (Imagem: Divulgação / Star+)

Lisa Simpson é uma pequena e marcante nerd da TV. A personagem, integrante da família que protagoniza a animação Os Simpsons, é budista, tem um QI bastante alto, é envolvida com causas políticas e é uma garota curiosa, que faz questão de se informar sobre tudo o que acontece ao seu redor.

Bastante diferente do restante da família, ela é apaixonada por jazz a ponto de ter aprendido a tocar saxofone, possui um senso de justiça muito forte e ama estudar.

E para você, quais são os personagens mais nerds do cinema e da TV? Compartilhe os seus favoritos com a gente!

Paula Alves

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque