Snapdragon

O ano de 2015 não tem sido dos mais agradáveis para a Qualcomm. O Snapdragon 810 recebeu bastante críticas referentes a aquecimento e desempenho. O Snapdragon 808 foi “acusado” de não ser tão inovador assim em relação aos chips anteriores. Mas isso parece não ter abalado a confiança da companhia. Um novo processador high-end vem aí: o Snapdragon 820 foi confirmado nesta quarta-feira (12).

Ainda não temos todos os detalhes sobre o chip, mas, como de hábito, o anúncio foi cercado de promessas. Desempenho maior, menor consumo de energia e processamento de fotos mais eficiente são algumas delas.

GPU Adreno 530: mais desempenho, menos consumo de energia

O anúncio do Snapdragon 820 foi feito na Siggraph 2015, evento sobre computação gráfica que está sendo realizado nesta semana em Los Angeles. A escolha do local foi bastante conveniente: outra promessa feita pela Qualcomm em relação ao novo chip é a entrega de excelente performance gráfica.

Para tanto, o Snapdragon 820 contará com a também nova GPU Adreno 530 que, nas palavras da Qualcomm, oferecerá até 40% mais desempenho que a GPU Adreno 430, o modelo que equipa o Snapdragon 810.

Ao mesmo tempo, a GPU Adreno 530 trará gestão mais eficiente de energia. A Qualcomm afirma que o consumo deve cair em até 40% na comparação com a geração anterior, mesmo com o Snapdragon 820 oferecendo mais desempenho que o Snapdragon 810. O mérito está, pelo menos em parte, no processo de fabricação FinFET (de 14 nanômetros da Samsung ou 16 nanômetros da TSMC, ainda não se sabe), que se baseia em transistores que oferecem justamente mais eficiência energética.

Adreno 530

O que mais podemos esperar? Entre outros detalhes, suporte a APIs gráficas como Open CL 2.0, OpenGL ES 3.1 e Vulkan (cuja presença no Android foi confirmada pelo Google nesta semana), decodificação de vídeos em HEVC (H.265) e compatibilidade com HDMI 2.0 — a conexão permitirá transmissões em resolução 4K e 60 frames por segundo.

Spectra ISP: imagem é tudo

O Snapdragon 820 também marca a estreia de um ISP (Image Signal Processor) de 14 bits que, nas palavras da Qualcomm, promete fotos com qualidade de câmera DSLR: o Spectra.

Um sistema de redução de ruído renovado, técnicas de compressão de imagem mais avançadas e um novo algoritmo de enfoque permitirão registros de fotos com mais luminosidade e definição mesmo em ambientes escuros (fotos feitas na rua durante à noite, por exemplo).

Spectra ISP

Outra característica notável: o Spectra suporta até três sensores de 25 megapixels e 30 frames por segundo. Os fabricantes podem, com isso, desenvolver smartphones com duas câmeras traseiras (além da câmera frontal) e uni-las para criar um efeito de zoom óptico. O foco pode até ser ajustado depois de a foto ter sido tirada.

improveTouch: respingos d’água na tela não vão atrapalhar

Estamos vendo um número crescente de smartphones à prova d’água chegando ao mercado. O problema é que, mesmo nesses modelos, respingos de água na tela atrapalham o reconhecimento de toques. Algo semelhante pode acontecer se você estiver fazendo exercícios e tocar na tela com os dedos suados (pode não ser uma prática recomendada, mas às vezes a situação exige).

Aparelhos equipados com o Snapdragon 820 poderão ficar livres (ou quase livres) dessa limitação, assegura a Qualcomm. O chip trará suporte ao improveTouch. A tecnologia torna o reconhecimento de toques mais apurado, sendo capaz de identificar comandos mesmo quando gotas d’água estão sobre o display. O improveTouch também melhora o reconhecimento de toques com luvas (uma característica importante para países com inverno intenso).

No vídeo abaixo é possível ver uma demonstração da tecnologia no tablet Xperia Z4 (note, porém, que o dispositivo utiliza um Snapdragon 810):

Quando?

Muitos detalhes do Snapdragon 820 ainda estão para serem conhecidos ou confirmados. Entre eles está a chegada do processador ao mercado. Mas é bastante provável que dispositivos equipados com o novo chip comecem a aparecer no primeiro semestre de 2016. O Samsung Galaxy S7 poderá ser um deles, de acordo com alguns rumores.

Snapdragon 820

A ausência de mais detalhes torna difícil fazer previsões sobre a novidade. Será que o Snapdragon 820 conseguirá superar os pontos que foram alvos de críticas no Snapdragon 810, por exemplo?

É cedo para sabermos. De todo modo, o anúncio de hoje deixa a impressão de que a Qualcomm está determinada a se manter na vanguarda do mercado de chips para dispositivos móveis. Dá para manter boas expectativas.

Com informações: Ars Technica, SlashGear

Receba mais sobre Qualcomm na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados