Windows 10

Os últimos anos não foram os melhores do Windows. De certo modo, as versões 8.x falharam em sua proposta de atender a dois segmentos – PCs e dispositivos com touchscreen -, razão pela qual sofrem críticas e rejeição até hoje.

Para dar a volta por cima, a Microsoft está focada no Windows 10. Em um evento realizado nesta quarta-feira (21), a companhia deu mais detalhes sobre como pretende fazer a versão ser bem aceita entre usuários de PCs e, de quebra, fazer o nome Windows ganhar mais relevância na área de mobilidade.

Eis um apanhado abordando resumidamente as principais novidades e características apresentadas.

Menu Iniciar

No início da apresentação, a Microsoft reforçou o que já sabíamos: o Menu Iniciar irá voltar, mas desta vez mesclando ícones em lista e as tiles (aqueles blocos) que fazem parte da tela de início do Windows 8.x.

Para quem está acostumado com uma tela inicial ocupando toda a interface, o novo Menu Iniciar poderá ser expandido e minimizado a qualquer momento.

Windows 10 - Menu Iniciar

Na prática, o recurso pouco mudou em relação ao que o Windows 10 Technical Preview já mostra. Para muita gente, isso significa que o novo Menu Iniciar não terá nada tão “revolucionário”, mas será bem-vindo mesmo assim.

Cortana

A assistente de voz que surgiu como a arma do Windows Phone para enfrentar o Siri da Apple e o Google Now foi confirmada para o Windows 10. Sim, isso significa que você poderá usar a assistente em seu PC.

Será possível dar instruções à Cortana tanto a partir de comandos de voz quanto via teclado. E a assistente não limitará sua atuação apenas à internet: ela poderá ser usada para procurar arquivos no computador e no OneDrive simultaneamente, abrir determinado aplicativo, enviar um e-mail sem necessidade de acesso ao site do serviço, entre outros.

Windows 10 - Cortana

Buscas online também serão uma tarefa para a Cortana. O background das pesquisas será o Bing, é claro, embora a Microsoft, curiosamente, sequer tenha mencionado o serviço na apresentação.

A princípio, a Cortana “falará” sete idiomas, mas ainda não está claro se o português é um deles.

Modo Continuum

O modo Continuum também foi abordado no evento. Trata-se, basicamente, de uma funcionalidade que faz a interface se adequar aos dispositivos que estamos utilizando. Se, por exemplo, você estiver usando um tablet com um teclado e desconectar o acessório depois de algum tempo, o Continuum detectará a mudança e passará a exibir um teclado virtual e a tela inicial em vez do Menu Iniciar.

A ideia é fazer com que o dispositivo possa alternar entre o uso de mouse, teclado e toques na tela com o máximo de fluidez.

Windows 10 - Continuum

Olha o Spartan aí

O browser que promete trazer uma nova experiência de navegação foi finalmente confirmado. O Spartan (ainda não se sabe se este nome será mantido) chegará um pouco depois do lançamento do Windows 10 – pode levar de três a cinco meses para ser disponibilizado -, mas virá mesmo com várias novidades.

Uma delas é um modo que tenta deixar as páginas com um visual mais agradável para leituras. Também haverá a possibilidade de guardar páginas para acesso posterior ou leitura offline, tal como já o fazem aplicativos como Instapaper e Pocket.

Será possível ainda fazer anotações no melhor estilo Evernote. Se você estiver lendo uma página e quiser destacar determinado parágrafo, poderá também selecioná-lo para inserir uma nota. Estes dados serão sincronizados automaticamente com sua conta no OneDrive e, se você precisar, podem ser compartilhados com colegas de trabalho, por exemplo.

E, sim, o Spartan será compatível com a assistente Cortana e contará com versão móvel.

Windows 10 - Spartan

Xbox

A Microsoft também quer que o Windows 10 se destaque em relação a jogos. Para isso, a plataforma terá mais integração com aplicações do Xbox. O usuário poderá iniciar chats com contatos do Xbox Live, comentar “jogatinas”, entre outros.

Se você pressionar as teclas Windows e G ao mesmo tempo, poderá gravar jogos em andamento, fazer capturas de telas e outras ações relacionadas. Estes recursos funcionarão com qualquer título rodando no Windows 10.

A parte mais interessante, no entanto, é a possibilidade de fazer streaming de games do Xbox One para um PC ou tablet com Windows 10. Além disso, o jogador poderá participar de disputas multiplayer em jogos disponíveis para ambas as plataformas (se você estiver no PC, poderá jogar com um amigo que está usando o Xbox One, por exemplo).

Outra informação que a gente já tinha, mas merece ser ressaltada: o Windows 10 contará com o DirectX 12, que promete desempenho até 50% superior em relação ao DirectX 11, além de menor exigência de energia.

Tablets, smartphones e aplicativos universais

Conforme esperado, a Microsoft revelou alguns detalhes sobre o Windows 10 para dispositivos móveis. O que se sabe é que a versão será específica para aparelhos com tela de até 8 polegadas e terá, como não poderia deixar de ser, interface baseada em tiles, mas com novidades.

Uma delas é um teclado virtual flutuante que deve ajudar na digitação com apenas uma mão. A área de notificações (Action Center) interativa – você pode responder a um SMS sem sair dali, por exemplo – é outra.

Windows 10 - smartphone

Com os chamados “aplicativos universais” (vide a imagem abaixo), o usuário poderá continuar no smartphone ou tablet atividades iniciadas no PC e vice-versa. Se funcionar bem, este será, certamente, um dos pontos altos da plataforma.

As ferramentas do Office (Word, Excel, PowerPoint, etc.) se enquadrarão nesta categoria. E o melhor: virão instalados por padrão em tablets e smartphones. O pacote contará inclusive com um novo aplicativo de fotos que permitirá ajustes quase instantâneos nas imagens, assim como criação de álbuns.

Windows 10 - apps universais

A Microsoft promete liberar uma versão “preview” do Windows 10 para dispositivos móveis no próximo mês.

De graça para usuários atuais das versões mais recentes

Um dos anúncios mais especiais da apresentação é, certamente, a confirmação de que o Windows 10 será gratuito, pelo menos para boa parte dos usuários.

Caso use Windows 7, Windows 8, Windows 8.1, Windows Phone 8 ou Windows Phone 8.1, você poderá migrar gratuitamente para o Windows 10 durante o primeiro ano de disponibilização da versão.

Vale destacar que, uma vez que você tenha obtido o Windows 10 durante o período gratuito, poderá utilizá-lo como tal de maneira permanente, inclusive recebendo todas as atualizações.

windows_10_all

* * *

Os detalhes finais sobre o Windows 10 devem ser revelados em abril, quando acontece a conferência para desenvolvedores BUILD.

Para quem está testando o Windows 10 Technical Preview, uma atualização com alguns dos novos recursos será liberada na próxima semana.

Vale frisar que o Windows 10 não foi único assunto que a Microsoft abordou no evento. Um curioso dispositivo de realidade aumentada chamado HoloLens foi apresentado por lá. Saiba mais aqui.

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados