Especialistas em inteligência artificial do Reino Unido criaram uma ferramenta que transforma seu rosto em uma máscara 3D usando apenas uma foto. Basicamente, a equipe usou uma enorme base de dados, com imagens 2D e modelos faciais 3D, para treinar uma Rede Neural Convolucional (CNN na sigla em inglês).

O resultado? Uma ferramenta online que analisa uma foto, detecta o rosto e o transforma em uma máscara em questão de minutos. Você pode experimentá-la neste link.

E ela funciona bem! Você pode vê-la em ação aqui com uma foto de Alan Turing, pioneiro na inteligência artificial:

E aqui, com uma foto minha:

Eu recomendo não enviar fotos muito grandes (com mais de 1 MB), porque você pode se deparar com uma mensagem de erro. O site explica que “as imagens e reconstruções 3D serão excluídas em 20 minutos; elas não serão usadas para nada além desta demonstração”.

O estudo foi realizado por Aaron S. Jackson, Adrian Bulat, Vasileios Argyriou e Georgios Tzimiropoulos, das Universidade de Nottingham e de Kingston. Eles explicam que a reconstrução facial 3D é um problema de “dificuldade extraordinária”, enfrentando desafios como “estabelecer correspondências entre poses faciais, expressões e iluminação não-uniforme”.

Geralmente, é preciso usar várias imagens do mesmo rosto em diferentes ângulos. Mas eles conseguiram ensinar uma rede neural a extrapolar rapidamente o formato 3D de um rosto a partir de uma única foto.

Esta tecnologia pode ser útil para criar avatares 3D para videogames e para redes sociais em realidade virtual (área em que o Facebook vem investindo). Além disso, ela mostra o poder da inteligência artificial de uma forma acessível. Experimente a ferramenta neste link.

Com informações: Mashable, The Verge.

Receba mais sobre Reino Unido na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados