The Game Awards: o que esperar e as bombas do evento de 2021

The Game Awards 2021 deve ser palco para revelação de até 50 jogos, incluindo um possível remake do clássico Chrono Cross, lançado em 1999 para o PSOne

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 9 meses
The Game Awards será em 9 de dezembro (Imagem: Divulgação/TGA)

O The Game Awards 2021 será em 9 de dezembro e promete ser uma noite de premiações aos jogos mais marcantes do ano, mas também servirá de palco para revelações. Geoff Keighley, apresentador e idealizador do evento, já informou em seu Twitter que teremos novidades bombásticas e até 50 jogos inéditos, então o que podemos aguardar do esperado evento? Vale lembrar que, neste ano, o Tecnoblog também participa do júri que escolherá os melhores games.

Quando e onde?

The Game Awards 2021 acontece em 9 de dezembro, a partir das 21h30, com a cerimônia começando às 22h. Sim, por conta do fuso-horário, infelizmente o evento será bem tarde.

A boa notícia é que ele será transmitido gratuitamente para o mundo todo, ao vivo, em várias plataformas. Você poderá ver o TGA no YouTube, Twitch, Twitter, Facebook Live, Steam, TikTok e Trovo, por exemplo.

Remake de Chrono Cross

Ok, agora que sabemos como assistir, é hora de saber o que vem por aí, ou ao menos teorizar. Há um rumor principal correndo nos bastidores, o de que um remake de Chrono Cross, clássico do PSOne, pode ser anunciado durante o evento. Mas de onde surgiu?

Clássico do PSOne, Chrono Cross pode retornar (Imagem: Divulgação/Square)

No final de novembro um suposto vazamento de jogos não-anunciados da Nvidia listou Chrono Cross como um dos títulos futuros em suas plataformas. Pouco tempo depois, a cantora irlandesa AVA, também conhecida como Eabha MacMahon, deu uma entrevista onde disse que estaria trabalhando no relançamento de um jogo clássico do PlayStation.

Ainda no fim de novembro, Geoff Keighley publicou em seu Twitter que o TGA 2021 será palco de um jogo que está sendo produzido há mais de dois anos, ou seja, algo de proporção grandiosa e que pode ser significativa para um grande público.

Por fim, mais recentemente, o jogo mobile Another Eden recebeu uma atualização e os fãs descobriram, em seu código, que um crossover com Chrono Cross estaria em produção. Por qual motivo um game mobile moderno cruzaria com um jogo dos anos 90 e quase “esquecido” pelo público atual?

Tudo aponta para uma iminente revelação, seja no TGA ou em outro cenário, mas é bem provável que o evento seja usado com este objetivo pela Square Enix – que já revelou jogos por lá, no passado.

Para quem ainda não conhece, Chrono Cross é um jogo lançado em 1999, que funcionou como “sequência” de Chrono Trigger, produzido pela Square, na época. O game tinha gráficos 3D e algumas referências a Chrono Trigger, mas apresentou uma história totalmente nova e com protagonistas próprios. Até hoje é um dos games mais queridos do PSOne e nunca foi propriamente relançado de maneira inédita, apenas em plataformas retrocompatíveis.

Peraí, 50 jogos?

Sim, Geoff Keighley, ele de novo, comentou também no Twitter que entre 40 a 50 jogos inéditos serão mostrados no evento. Claro que o número parece exagerado, mas vale lembrar que alguns destes podem ser versões de games já existentes mas adaptados para outras plataformas, como já ocorreu anteriormente.

Este homem fez a promessa e agora vai ter que cumprir (Imagem: Reprodução)

Isso em especial por conta da menção à nova geração. Keighley reforçou que, por enquanto, PS5 e Xbox Series X ainda estão em início de carreira, e por isso devem ser destaque, com “novidades espetaculares”. Não é difícil imaginar grandes relançamentos chegando de maneira remasterizada ou melhorada para estes consoles, aproveitando suas capacidades gráficas.

Principais rumores

Há ainda aqueles jogos que estão entre os principais rumores e que os fãs querem muito ver durante a apresentação. Entre eles temos, claro, a sequência de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, que está um pouco carente de conteúdo. A Nintendo já revelou e detalhou games no evento, no passado.

Novos títulos da série Fable e BioShock também têm sido alvo de rumores recentes e podem ser estrelas neste TGA 2021. BioShock, em especial, está bem sumido desde seu último jogo de sucesso, BioShock Infinite, que saiu há duas gerações de consoles.

Será que um novo BioShock vem aí? (Imagem: Divulgação/2K)

Outro game que anda sumido e que pode ser uma das estrelas da noite é Senua’s Saga: Hellblade 2, que foi apresentado em um The Game Awards no passado e ainda carece de vários detalhes, como jogabilidade e mais informações da protagonista nesta aguardada sequência.

Como foi dito, espere um enorme foco nos novos Xbox e também no PlayStation 5. Não é certo que todo mundo fique satisfeito após a apresentação, mas certamente teremos algumas surpresas e conteúdo bem inesperados.

E a premiação?

Clique aqui para saber quem foi indicado em cada categoria. Vale lembrar que o público também pode escolher alguns vencedores, não apenas o júri. A votação ao público é dividida em três rodadas.

A primeira já está valendo, com 30 indicados, a segundo começa a partir de 5 de dezembro, com 10 indicados, enquanto a terceira será no dia 7, com cinco indicados. O jogo mais votado leva a categoria “Escolha do público”. Clique aqui para votar.

Votação do público está em andamento (Imagem: Reprodução)

E a sua expectativa, como anda? Qual jogo você quer ver no The Game Awards 2021? Comente aí embaixo!

Receba mais sobre The Game Awards na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados