Tibia 25 anos: o aniversário do MMORPG que marcou os brasileiros

Um dos MMORPGs mais queridos do Brasil, Tibia completa 25 anos ainda na ativa e com atualizações constantes para a comunidade de jogadores

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 11 meses
Tibia completa 25 anos e tem motivos para comemorar (Imagem: Guilherme Reis/Tecnoblog)

O dia 7 de janeiro de 2022 marca o aniversário de 25 anos de Tibia, MMORPG criado e publicado pela alemã CipSoft, que fez enorme sucesso no mundo todo, especialmente no Brasil. O jogo ficou famoso não apenas por ser de graça, mas também por apresentar gráficos super simples, para funcionar em qualquer computador mais modesto desde seu início. Para comemorar a data a produtora anunciou ainda outra novidade: atualização que adicionará efeitos sonoros.

Inclusive sempre foi uma piada recorrente entre quem não gostava de Tibia o fato de o jogo não ter som. Mas este era um de seus muitos “charmes”. A proposta do game sempre foi ser simples na medida do possível, sem necessariamente se tonar injogável. Gráficos, animações, sistemas, nada se compara a outros MMORPGs mais complexos e de maior curva de aprendizado. A regra aqui sempre foi simplicidade e facilidade de acesso.

Foi justamente por este motivo que Tibia ficou popular no Brasil. Computadores de alta performance nunca foram baratos por aqui. Em seu auge o game também foi jogado por muitas pessoas que ainda não tinham acesso a Internet banda larga – e ele funcionava perfeitamente na antiga “Internet discada”, via pulsos telefônicos, sem falar no download leve. Eram vantagens que não se encontravam em concorrentes populares, como World of Warcraft.

E não pense você que Tibia está esquecido hoje em dia. De acordo com a CipSoft, só em 2021, o ele foi jogado por 185 mil jogadores brasileiros. A CipSoft confirmou que, ainda hoje, o Brasil continua sendo o principal pais em número de jogadores ativos do Tibia. Em pesquisa já antiga, realizada em 2009, o Brasil representava a maior parte dos usuários, cerca de 26,56%.

Atualmente o game mudou pouco, a não ser por sistemas adicionais de exploração, combate, itens e mudanças nos mapas. Gráficos e proposta continuam a mesma, ainda que tenham evoluído em algum nível, mas há também opções para quem deseja pagar uma conta premium e conseguir benefícios, como a possibilidade de alugar casas e outros.

Como é o Tibia?

No Tibia você cria um personagem como em qualquer outro MMORPG, mas seu visual não é tão detalhado. O jogo te guia em um tutorial pelos primeiros passos e te ensina os comandos básicos, especialmente os de combate. Com o tempo, e com níveis, o jogador avança e pode se tornar especialista em uma classe, como paladino ou mago.

Isso tudo é bem parecido com o que encontramos em outros jogos neste estilo, na verdade. Tibia não conta com sistema de comunicação via voz, apenas texto, mas nada impede que um grupo de jogadores se junte em um servidor do Discord, por exemplo, e converse por lá para combinar ataques ou explorações em conjunto.

O mundo de Tibia também tem sua própria Lore, ou seja, sua história que é desenvolvida com o passar do tempo, com atualizações nos mapas, personagens marcantes, itens lendários e outros elementos em comum para todos os usuários.

Tibia preza pela simplicidade – e vai continuar assim (Imagem: Divulgação/CipSoft)

Algumas das poucas diferenças em relação a outros jogos é que não há limite de nível – existem jogadores que passaram do nível mil, por exemplo – e que há ainda todo um sistema para personagens que morrem ou que são mortos por outros usuários dentro do game, com punições e marcações especiais.

É possível jogar em servidores focados em combates entre jogadores, o “PvP”, ou em outros que não permitem este tipo de ação, para quem quer mais tranquilidade ao se aventurar neste mundo. No ano passado a CipSoft adicionou mais dois servidores para a América Latina, inclusive. Um na configuração “Optional PvP” Reinobra (SA); e outro “Retro Open PvP” Mudabra (SA) – totalizando 19 servidores só para a nossa região e 68 no mundo todo.

As origens do Tibia

O desenvolvimento original começou ainda em 1995. Foi só em 1997 que o primeiro servidor público permanente foi configurado para hospedar o Tibia Alpha 1.0. Seus desenvolvedores, quatro estudantes de Ratisbona, na Baviera, inspiraram-se nos jogos de computador MUD para multijogadores e nas possibilidades técnicas oferecidas pelas tecnologias emergentes de Internet.

Um dos antigos clients de Tibia (Imagem: Reprodução)

De lá para cá é história de sucesso e em como o jogo evoluiu em público e conteúdo desde então. Uma versão para celulares, Tibia Micro Edition, também foi lançada em 2003, bem diferente da versão de PC. Hoje em dia ela é chamada de Tibia: Land of Heroes e ainda está em funcionamento.

Para o futuro e além

“Uma história como a de Tibia é rara em nossa indústria”, diz Stephan Vogler, um dos CEOs e fundadores da CipSoft, em nota divulgada à imprensa. “Nosso projeto de hobby se tornou um sucesso duradouro com muitos jogadores dedicados. Estou extremamente grato por fazer parte desta história”. Ulrich Schlott, assim como Vogler, CEO e fundador da empresa, acrescenta: “Tibia segue ativo com mais sucesso do que nunca, em parte devido à nossa estreita cooperação com nossa comunidade. Após 25 anos, ainda temos muitas ideias para trazer novos conteúdos para o mundo do Tibia”.

25 anos depois, Tibia segue firme (Imagem: Divulgação/CipSoft)

Se depender da comunidade brasileira, a vida do simpático e simples MMORPG ainda será longa. Seja você um jogador ou jogadora da época da Internet discada ou alguém que chegou há menos tempo do que isso, mas que igualmente ama o mundo criado pela CipSoft. Para mais 25 anos e além!

Receba mais sobre MMORPG na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados