Pedir pizza não é um processo difícil. Você pode ir até uma pizzaria, ou fazer um telefonema, ou usar apps de entrega como iFood e PedidosJá. Mas a tecnologia insiste em facilitar o que já não é exatamente um problema.

Em mais uma investida rumo a um futuro distópico, a Pizza Hut anunciou um par de tênis que permitem fazer um pedido se você pressionar um botão. Isso me levou a perguntar: quais são as formas tecnológicas mais preguiçosas de se pedir pizza? Abaixo, seguem as principais inovações nesse sentido.

Pressionando um botão no tênis

Os Pie Tops são um par de tênis com Bluetooth. Você pressiona a língua do tênis uma ou duas vezes – é possível ajustar isso nas configurações para evitar pedidos acidentais – e surge uma notificação no seu smartphone. Toque nela, e será enviado o pedido para fazer seu sabor favorito de pizza.

Segundo o TechCrunch, o processo não é tão conveniente. Você precisa ter uma conta na Pizza Hut, baixar um app, sincronizar o tênis com o smartphone via Bluetooth, adicionar um cartão de crédito, curvar-se para pressionar um botão no calçado e, em seguida, aprovar o pedido através de uma notificação no smartphone.

A Pizza Hut fez 64 pares do Pie Tops como uma ação promocional para o March Madness, campeonato de times universitários de basquete nos EUA. Os tênis são costurados à mão por Dominic Chambrone, conhecido como o “Shoe Surgeon”.

Tuitando um emoji

A Domino’s não fica atrás quando se trata de pedir pizza com o mínimo de esforço possível. Há alguns anos, ela permite fazer um pedido tuitando um emoji para @Dominos.

Funciona assim: o cliente cria um perfil no site da Domino’s, acrescenta um Easy Order (seu pedido padrão) e a @ do Twitter. Então, ele envia o emoji de pizza 🍕 na rede social, e recebe uma mensagem direta para confirmar o pedido.

Também é possível mandar o emoji via SMS para um número especial, e depois enviar “CONFIRM” para que o pedido seja feito. Tudo isso faz parte da plataforma Domino’s AnyWare que, é claro, só funciona nos EUA.

Conversando com um bot ou com seu alto-falante inteligente

A Domino’s tem um bot para o Facebook Messenger que permite fazer um pedido com apenas alguns toques. Você envia uma mensagem para @Dominos, faz login, toca no botão “Easy Order” (seu pedido padrão) e confirma o pedido.

Quem possui um alto-falante inteligente – como o Google Home ou o Amazon Echo – pode fazer algo semelhante usando a voz. Por exemplo, o usuário diz “OK Google, talk to Domino’s” e pede pelo Easy Order.

A Pizza Hut também tem integração com o Echo: basta dizer “Alexa, open Pizza Hut” e dizer o sabor, acompanhamentos e refrigerante.

Simplesmente abrindo um app

No ano passado, a Domino’s lançou nos EUA a alternativa mais preguiçosa para pedir uma pizza: você abre o app Zero Click, espera dez segundos e ele faz seu pedido padrão. Só isso.

Inicialmente, você precisa fazer login com sua conta da Domino’s (ou criar uma) e configurar o Easy Order. Feito isso, é só abrir o app para iPhone e Android e esperar pela pizza.

Bem-vindo ao futuro.

Receba mais sobre PedidosJá na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados