25 anos de World Wide Web: as primeiras aparições de tudo que forma a internet hoje

Giovana Penatti
Por
• Atualizado há 1 ano

Você deve ter lido ao longo do dia que hoje a web está completando 25 anos. O dia 12 de março de 1989 foi o eleito para marcar a criação da World Wide Web por Tim Berners-Lee como uma maneira fácil de acessar os arquivos da rede do CERN. A data escolhida é a da publicação do artigo que explica o projeto. Ele pode ser visto neste link mas, em vez de nos aprofundarmos em história, vamos fazer um remember das primeiras vezes que certos elementos tão comuns no nosso dia a dia na web apareceram.: o primeiro blog, a primeira imagem, o primeiro anúncio…

68850E6B-4045-45E0-9A9B-A1E04C7BC6E7_w640_r1_s

O primeiro site

Foi criado pelo próprio Berners-Lee e explicava a seus visitantes sobre a internet e seus protocolos. Também trazia instruções de como criar seu próprio site e fazer pesquisas na web. O site original se perdeu no tempo, mas a página ainda pode ser acessada aqui.

O primeiro servidor

Também é da autoria de Berners-Lee e ficava no CERN. Ele rodava no computador NeXT que o pesquisador utilizava para trabalhar e trazia uma mensagem bem clara grudada: “Isto é um servidor. Não desligue!”.

First_Web_Server

O primeiro site de buscas

Google? Yahoo? Que nada: o primeiro site para fazer buscas na web chamava Archie e foi criado em 1990 por Alan Emtage, estudante da Universidade McGill. Ainda está no ar, mas fazer pesquisas nele é… moroso.

O primeiro banner de anúncio

Demorou para a web começar a ser usada para exibir anúncios – pudera; como exibir anúncios se ninguém iria vê-los? Em 1994, quando 11 milhões de americanos já estavam na web, o primeiro apareceu. Era da AT&T e foi colocado no site hotwired.com. Ele fazia parte de uma campanha maior, que também tinha anúncios na TV – por isso, não parecia tão jogado na web, numa época em que as pessoas passavam bem menos tempo nela – e focava em tecnologias do futuro.

First ever banner ad

O primeiro blog

O ato de blogar, ou seja, escrever livremente pela web, data lá da metade dos anos 90. Costuma ser apontado como primeiro blogueiro o jornalista Justin Hall, que começou em 1994 com o site Justin’s Links from the Underground. A coisa se tornou popular lá por 1998, quando as plataformas de postagem começaram a surgir. A primeira foi o Open Diary, que também foi pioneira em permitir que os leitores enviassem comentários. Ela fechou em fevereiro deste ano.

A primeira webcam

xcoffee

Na Universidade de Cambridge, um grupo de pesquisadores dependia de um mesmo filtro de café para manter todos acordados e trabalhando. Só que, como era muita gente, era preciso ser rápido para chegar antes dele acabar. Para garantir que todo mundo do “clube do café” soubesse quando ele tinha ficado pronto, eles colocaram uma webcam no filtro. Depois, a transmissão foi aberta para toda a web e o XCoffee se tornou a primeira transmissão de webcam da história.

A primeira compra

É relativamente recente a popularização de pedidos de comida pela web no Brasil, né? Isso é um tanto irônico quando pensamos que a primeira compra feita na web foi de comida: uma pizza de pepperoni com cogumelos e queijo extra no site da Pizza Hut.

A primeira foto

Foi upada por Berners-Lee e mostrava as quatro moças que compunham o grupo Les Horribles Cornettes. Ela foi tirada em julho de 1992 após um festival interno no CERN (daí o nome do grupo) e colocada na web no mesmo ano. Além da foto, também temos o MP3 da música da apresentação das moças, que fala do sofrimento de uma garota que é apaixonada por alguém que só consegue amar seu Colisor.

LHC5

O primeiro browser

O primeiro a se tornar popular e ser utilizado popularmente foi o Mosaic 1.0, de 1993, criado pelo Centro Nacional de Aplicações para Supercomputação (NCSA; tradução nossa). Ele foi extinto em 1997. O primeiríssimo browser, no entanto, se chamava WorldWideWeb – sim – e também foi criado no CERN em 1989 pelo criador da World Wide Web (a rede, com espaços).

A primeira rede social

Muito antes do Orkut, que talvez seja a primeira rede social da qual você fez parte, o Classmates.com já existia. Criado em 1995 e em atividade até hoje, ele foi o primeiro a se assemelhar ao que conhecemos hoje como rede social e tem o objetivo de reunir pessoas que estudaram nas mesmas escolas nos EUA.

O primeiro vídeo viral

Já apontando para a tendência mundial da web de espalhar o nonsense, o bebê que dança de fraldinha foi um dos primeiros vídeos virais de todos os tempos. É de 1996.

E o futuro?

Como serão os próximos 25 anos da WWW? Que metas ela tem a cumprir e o que ainda precisa ser conquistado?

Segundo seu criador, é preciso torná-la universal, expandindo seu acesso a todos, independente de obstáculos físicos ou financeiros. Para debater como isso ocorrerá, duas organizações – World Wide Web Consortium e World Wide Web Foundation – farão diversos eventos ao longo do ano para que ideias e planos de ação surjam e sejam postos em prática, fazendo com que os próximos 25 anos da web sejam tão ricos e mudem tanto o mundo quanto os 25 primeiros.

Para saber do que será feito e participar, é só ficar de olho no site WebAt25, mantido pelas duas organizações.

Com informações: PewResearch

Receba mais sobre Web na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados