Google escolhe os melhores apps para Android com Material Design

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 9 meses

O Google apresentou o Material Design há alguns anos como uma forma de unificar as interfaces no Android e na web. Ele se destaca por cores fortes, animações que dão contexto para cada interação, tipografia para ser lida em qualquer dispositivo, e ícones que evitam copiar objetos da vida real.

Todo ano desde 2015, o Google seleciona os melhores aplicativos com Material Design. Este ano, eles abriram o processo de indicações ao público, e analisaram centenas de apps para selecionar os vencedores, que seguem abaixo.

Inovação: momondo

O momondo permite encontrar, comparar e reservar passagens e hotéis. Para o Google, ele “mostra como uma experiência pode obedecer aos fundamentos do Material Design, e também levar seus componentes em direções novas e inspiradoras. Elementos familiares ganham vida nova com animações deliciosamente distintas; e mesmo um estado de carregamento combina imagens bonitas com o uso sutil do movimento”.

Adaptabilidade entre plataformas: NPR One

O NPR One reúne os programas de cultura e informação transmitidos pela National Public Radio, que reúne 900 emissoras de rádio nos EUA.

Para o Google, o app se adapta muito bem quer esteja “no seu bolso, no pulso, no carro ou na sua casa. Até mesmo o conteúdo parece adaptativo, oferecendo uma programação que dá aos usuários a opção de ouvir por apenas alguns minutos, ou mergulhar profundamente em um assunto”.

Design de interação: Eventbrite Organizador

Este app feito para planejadores de eventos permite monitorar vendas de ingressos em tempo real, fazer check-in de participantes, acompanhar em tempo real quantas pessoas estão presentes, além de receber pagamentos de ingressos.

O Google elogia a estrutura e navegação do Eventbrite Organizador, e também o uso de “affordances” — isto é, pistas que mostram ao usuário o que é possível fazer com determinado item. “O app oferece suporte eficiente para as muitas tarefas pelas quais um organizador é responsável, sem deixar o usuário sobrecarregado com as opções.”

Expressividade de marca: Blinkist

O Blinkist resume livros de não-ficção — em áreas como administração, ciências e comunicação — para ler ou ouvir em 15 minutos. O catálogo tem mais de 2 mil itens. Você pode ler um resumo pré-selecionado gratuitamente por dia, ou pagar a partir de US$ 50 anuais para acesso completo.

O Google diz:

No Blinkist, a identidade da marca ganha vida através do uso envolvente e harmonioso da iconografia, do movimento, e especialmente da tipografia. O layout das fontes estabelece uma hierarquia clara, mantendo uma apresentação amigável ao leitor através do uso confortável de espaços em branco. A apresentação é melhorada por etiquetas de texto claras e simples. O resultado final é uma experiência de leitura que é distinta e atraente.

Com informações: Google.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados