Como eu me organizo nos estudos

Seu semestre já está naquele período em que você não aguenta mais planejar os trabalhos?

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano
istudiez-pro

Aos estudantes: seu semestre já está naquele período em que você não aguenta mais planejar os trabalhos? Por aqui está bem assim, só que pior. Com os afazeres do semestre se intensificando, a organização é uma boa ferramenta para não se perder no tanto de conteúdo que preciso estudar. E, já que a tecnologia pode ser uma boa aliada aos estudos, nada mais justo que explicar como eu me organizo por aqui.

Para contextualizar, peguei cinco matérias na University of Victoria (UVic), o máximo que eu poderia — a maioria das pessoas que faz um curso inteiro aqui costuma cursar quatro disciplinas por semestre. Não contente com uma matéria a mais, fui escolher justamente o intensivo de francês que detalhei no último post. Ele tem a carga de duas matérias. Então é como se eu estivesse cursando seis.

Com cursos na área de ciência política, tecnologia e sociedade e francês, três áreas de estudo bem diferentes, eu gosto de passar a limpo tudo o que eu tenho que fazer para não ter que escrever um artigo de última hora, por exemplo. A minha primeira dica é o iStudiez Pro, que recentemente ganhou uma versão para Android.

Por mais que a UVic já mostre no site o horário das minhas aulas, prefiro ter tudo registrado direitinho na palma da minha mão. Com o iStudiez, registro cada matéria e posso adicionar tarefas e provas atreladas à cada uma. Elas sincronizam com o calendário, então é só abrir em qualquer lugar para ver quando é a entrega do próximo trabalho. Como o iStudiez também tem versão para Windows e já que uso o Inspiron dentro da sala de aula, fica fácil adicionar alguma informação direto da sala para não ter perigo de esquecer depois.

Outro recurso que é muito útil por aqui é a configuração do lugar das salas. A UVic é enorme: tenho aula em prédios com nome esquisito, como Cornett, Clearihue, MacLaurin, enfim. Já estou há um mês por aqui e ainda não sei me localizar direito na faculdade. Mas a vantagem do iStudiez Pro é que eu registro o nome do prédio e o número da sala. O app também dispara uma notificação antes da aula para eu não esquecer. Em grandes universidades, isso é uma mão na roda.

inspiron-13-7000-tenda

Outro app que eu abro diariamente, seja no Inspiron ou no smartphone, é o Todoist, usado para lista de tarefas. (Ainda) não sou do tipo de gente que anota a lista de tarefas na mão, mas reconheço que pode ser mais simples para se organizar. No meu caso, eu gosto da facilidade de adicionar várias tarefas ao mesmo tempo e poder organizá-las como quiser, sem muito trabalho como no papel e caneta.

O Todoist é interessante porque permite a criação de vários projetos, o que eu uso para separar as minhas matérias. Na versão Premium, você pode fazer comentários e anexar arquivos ou links, bem prático quando eu tenho alguma leitura para ser feita e só lembro quando abro o app na web: acesso de lá e coloco o Inspiron no modo tenda para estudar.

Se você não lembra do modo tenda, é o que é retratado na imagem acima. Com a versatilidade do Inspiron, além do modo de uso normal e como tablet, também posso colocar o notebook na mesa fazendo um “V” invertido, o que facilita muito o consumo de conteúdo.

No Todoist, também gosto do recurso de karma, que te incentiva a ser mais “produtivo” e, conforme você vai avançando, pode ganhar alguns meses de Premium gratuitos. O que vocês usam para se organizar nos estudos?

Conteúdo oferecido pela Dell. Este post é o oitavo de uma série de artigos sobre como a tecnologia pode ser uma grande aliada nos estudos e nas viagens. Confira os outros!

Receba mais sobre University of Victoria na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados