Início / Especiais / Celular /

App brasileiro manda SMSs e e-mails para várias pessoas no iPhone

Por

Fim de ano, época de Natal e Reveillon, de comer peru, abrir presentes, estourar champagne e assistir ao especial do Roberto Carlos. Que alegria, que beleza! 🙂

Daí chega a hora de desejar coisas boas às pessoas queridas, mas você não pode — ou não quer — ligar para todas aquelas pessoas para quem você gostaria de mandar um “Feliz Natal e Próspero Ano Novo!”. É aí que entra um aplicativo como o MGroup, da empresa gaúcha 3Manzana. Ele envia e-mails e SMSs para grupos que você pode definir na hora no iPhone. Achei que tinha tudo a ver com a época e resolvi testar.

A ideia é muito prática e é fácil e rápido criar um novo grupo de contatos com o MGroup, direto pelo iPhone, sem nem precisar mexer na sua agenda. Uma vez criado, o grupo permanece salvo no aplicativo para quando você quiser mandar uma nova mensagem para aquele conjunto de pessoas.

Houve, porém, alguns aspectos da experiência e interface de usuário que me incomodaram durante os testes do aplicativo. Como também desenvolvo aplicativos (para iOS inclusive), sou bastante exigente com as convenções de interface de aplicativos e no MGroup algumas dessas convenções não são respeitadas.

Interface e experiência de usuário

Lista de grupos no MGroup.

Para esclarecer o que quero dizer serei obrigado a entrar um pouco em detalhes técnicos, se não tiver interesse neles, pode pular direto para a seção de funcionalidades.

Por exemplo, Disclosure Indicators (aquela setinha cinza que observamos à direita de cada célula) não costumam ser usados quando há um índice alfabético ao lado da tabela. E quando usados, normalmente esperamos que seja empurrada uma nova tela pela direita (uma nova View, para utilizar o termo correto).

No MGroup temos disclosure indicators, índice alfabético e um ícone de informações, todos juntos no canto direito da tela, gerando o que eu considerei uma poluição desnecessária da interface. Além disso, quando tocamos em uma das células com o disclosure indicator, uma action sheet sobe (veja na imagem abaixo), nos oferecendo as opções de contato. Quando aquela setinha para a direita está lá, esperamos que venha algo da direita (uma nova view) e não da parte inferior da tela (a action sheet). Essa inconsistência na experiência de usuário também me incomodou, mesmo que levemente. Pode parecer excesso de detalhismo (ou chatisse), mas quando tudo no sistema tem um certo comportamento esperado, ver algo diferente em um app causa um estranhamento, não há como não notar.

Funcionalidades

Opções de contato: SMS e duas formas diferentes de e-mail.

Quanto às funcionalidades, o MGroup é realmente muito prático e cumpre o que promete. A única coisa que senti falta foi de poder definir um telefone padrão para contatos com múltiplos números. Quando é esse o caso, o app simplesmente não sabe qual número adicionar e não adiciona nenhum, sendo necessário fazer isso manualmente no campo de destinatários (mas dá para escrever o nome, não precisa lembrar o número do contato).

O MGroup torna a tarefa de enviar mensagens a um grupo de contatos, principalmente de forma recorrente, um trabalho totalmente indolor — ao contrário do quer teríamos que fazer sem o app. É possível mandar SMSs, e-mails com os endereços no campo de destinatário e e-mails com os endereços dos contatos no campo de cópia oculta.

Conclusão

O MGroup é uma feliz surpresa por si só. Sendo um app nacional, ainda melhor. Algumas decisões de design me desagradaram, mas isso são apenas detalhes que podem ser facilmente corrigidos em uma próxima atualização se os desenvolvedores assim desejarem.

O app torna muito mais fácil realizar a tarefa a que se presta, e eu acho que vou usá-lo bastante, principalmente nessa época de festas. Quem tiver interesse nele pode baixá-lo para seu dispositivo com iOS 4.0 ou superior por US$ 1,99 (cerca de R$ 3,38 no câmbio de hoje), disponível na App Store da Apple.