Uma olhada no Boeing 737-800 da Gol com novo sistema de entretenimento e Wi-Fi a bordo

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 11 meses
boeing-737-novo

A Gol realizou um grande evento em seu hangar no Aeroporto de Confins (MG) para apresentar a centésima aeronave da empresa. O novo Boeing 737-800 já começa a voar a partir desta quarta-feira (15) exibindo a nova marca da Gol e é uma prévia do que a companhia aérea trará ao longo dos próximos anos.

Um dos maiores destaques é o seu interior remodelado. Substituindo o tecido convencional, a nova aeronave conta com assento em couro ecológico. A nova configuração da aeronave é chamada de Gol+, por trazer maior espaço entre as poltronas. Experimentei um dos assentos e, em termos de conforto, observei uma leve melhora, mas nada muito significativo.

novos_assentos

No entanto, o que mais chama atenção é um serviço que deve chegar a partir de janeiro de 2016: entretenimento a bordo e acesso Wi-Fi disponível na aeronave. O serviço chegará em parceria com a Gogo, empresa já presente nesse mercado a algum tempo, que já atende algumas companhias aéreas americanas.

Conversei com Steve Nolan, VP de comunicações da Gogo. Ele diz que o serviço é completamente diferente do que é oferecido na maioria dos vôos domésticos americanos: por lá, a tecnologia de transmissão da aeronave se baseia em antenas de celular viradas para cima, espalhadas pelas principais rotas de vôo. A tecnologia utilizada na Gol, chamada 2KU, usará satélites. A grande vantagem é que o serviço pode funcionar em qualquer lugar do mundo e a velocidade de acesso é muito superior ao outro padrão, podendo chegar a até 70 Mb/s para a capacidade total da aeronave.

Essa é a antena da Gogo que comunica o avião com o mundo
Essa é a antena da Gogo que comunica o avião com o mundo

Além de poder acessar a internet, o cliente contará com uma vasta gama de conteúdo multimídia, incluindo filmes, séries e até mesmo TV ao vivo. Diferente do que acontece com a Azul, em que cada poltrona tem sua respectiva tela, tudo poderá ser acessado apenas no dispositivo do passageiro. Pude experimentar a interface do sistema. Tudo é bem simples e facilmente acessível.

Tela de acesso da Gogo (os preços não são reais)
Tela de acesso da Gogo (os preços não são reais)
Screen Shot 2015-07-15 at 12.59.56

Nolan ainda disse que essa parceria com a Gol começou há mais de um ano, e que conversas com outras companhias aéreas brasileiras estão em andamento. Perguntei também sobre parcerias com operadoras de telefonia brasileiras – nos EUA, a T-Mobile permite usar o serviço gratuitamente para o uso de mensagens de texto – mas, infelizmente, não há nenhuma novidade a respeito. Ignorem o preço exibido na imagem acima; esses dados são fictícios, e ainda não sabemos quanto custará o serviço para os passageiros.

Com a plataforma da Gogo, a companhia poderá inclusive vender conteúdo multimídia, mas vários títulos gratuitos já eram exibidos no dispositivo de degustação. Para os ansiosos como eu, um mapa de vôo também está disponível, informando o tempo de chegada ao destino e a posição do avião no trajeto. O serviço será adicionado aos poucos nas aeronaves da Gol, e a previsão é que todas as rotas e aeronaves estejam equipadas com a novidade até 2018.

Receba mais sobre Gol Linhas Aéreas Inteligentes na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados